MG: sobreviventes afirmam que acidente ocorreu após pneu do ônibus estourar

Tragédia deixou 41 mortos na BR-116; vítimas relataram explosão seguida de invasão à contramão

Pertences de passageiros de ônibus acabam espalhados por rodovia
Foto: Divulgação do Corpo de Bombeiros
Pertences de passageiros de ônibus acabam espalhados por rodovia


Um grave acidente na BR-116 , em Lajinha, distrito de Teófilo Otoni (MG), resultou em pelo menos 41 mortes neste sábado (22). A colisão envolveu um ônibus com 45 passageiros, um carro de passeio e uma carreta. Sobreviventes do carro relataram uma sequência dramática de eventos que culminaram na tragédia.

Segundo os ocupantes do veículo, que viajavam do Rio de Janeiro para a Bahia para celebrar o fim de ano com familiares, o pneu traseiro do ônibus teria estourado, causando a perda de controle do veículo e a invasão da contramão. "A carreta veio e pegou de frente. Só que o motorista da carreta tirou o cavalo e deixou só a bitrem", relatou Renério, condutor do carro, ao 'Fantástico', da TV Globo. Ele afirma ter visto o momento exato do estouro do pneu, que teria levantado o ônibus brevemente do chão antes do descontrole.

O relato diverge da versão preliminar da polícia, que atribui o acidente à queda da carga da carreta na pista. Apesar do impacto que deixou o carro preso sob o caminhão, os três ocupantes conseguiram escapar com ferimentos leves. Amanda, uma das sobreviventes, ficou presa nas ferragens e precisou ser resgatada com ajuda dos companheiros de viagem. "O tanque estava cheio, e o combustível estava vazando. Foi um livramento não ter pego fogo no carro", destacou Fagner, marido de Amanda. Os sobreviventes afirmam não ter conseguido ajudar os ocupantes do ônibus devido às chamas que rapidamente consumiram o veículo.