Região metropolitana de São Paulo está em estado de atenção para alagamentos na tarde desta sexta-feira (20), conforme informou o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura .
De acordo com a Enel , concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica na Grande São Paulo , 117 mil imóveis estavam sem luz às 14h29. O estado de atenção foi decretado às 12h54 e encerrado às 14h14.
A chuva foi causada por áreas de instabilidade geradas pela aproximação de uma frente fria, que mudou as condições climáticas na capital paulista. Imagens do radar meteorológico do CGE indicaram chuva isolada e intensa na Zona Norte, com reflexos em municípios como Cajamar, Franco da Rocha e Francisco Morato.
Essas áreas de instabilidade estão se deslocando para a Zona Norte da capital, com previsão de atingir também as Zonas Oeste e Central. A expectativa é de que as precipitações se espalhem por toda a cidade nas próximas horas. Ao longo do dia, a chuva poderá se intensificar, acompanhada de rajadas de vento e eventual queda de granizo.
Previsão para os próximos dias
Com o início do verão neste sábado (21), o tempo deve continuar instável e chuvoso. As instabilidades podem variar de moderadas a fortes, principalmente no período da tarde. A temperatura deverá oscilar entre mínima de 20°C e máxima de 25°C, enquanto a umidade relativa do ar permanecerá em torno de 75%.
As chuvas contínuas elevam o risco de alagamentos, transbordamento de rios e córregos, além de deslizamentos de terra em áreas de risco.
No domingo (22), a frente fria começará a se afastar do litoral paulista. Apesar disso, o vento predominante de sul/sudeste manterá o céu nublado e a umidade alta. A possibilidade de novos temporais será reduzida, com previsão de pancadas isoladas de chuva entre o final da manhã e o início da tarde, mas com baixo risco de alagamentos. As temperaturas devem variar entre 20°C e 25°C, e a umidade relativa do ar ficará entre 70% e 95%.