O primeiro fim de semana do verão será marcado por temporais em grande parte do Brasil, com previsão de ventos de até 100 km/h em áreas do Sudeste , Centro-Oeste e Sul . A estação mais quente do ano terá início neste sábado (21), às 6h20, no horário de Brasília, e promete trazer chuvas acima da média, acompanhadas de temperaturas mais próximas da normalidade.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) , algumas regiões podem registrar até 100 milímetros de chuva. Entre os locais mais afetados estão o norte do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, além do sul de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O meteorologista Fábio Luengo, da Climatempo, aponta que a formação de uma área de baixa pressão na costa do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (20) dará origem a uma frente fria que deve atingir o Sudeste no sábado, intensificando as instabilidades.
Enquanto isso, no Norte do país, as chuvas ganham força no Amazonas. Embora já sejam frequentes na região, os temporais devem se tornar mais amplos e generalizados no fim de semana. No domingo (22), a frente fria avança, e as áreas de instabilidade se concentram no norte do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás e Distrito Federal. Ainda assim, as chuvas devem perder intensidade no centro-sul do país, trazendo temperaturas mais amenas para o Sudeste.
Com o início da estação, especialistas alertam para um verão com condições climáticas intensas, exigindo atenção da população às mudanças rápidas no tempo e aos possíveis impactos dos temporais previstos.