Ciclone bomba não irá mais atingir o Brasil; entenda o motivo da reviravolta

O fenômeno, que preocupou boa parte dos brasileiros, foi previsto na semana passada

Ciclone visto de cima
Foto: PxHere
Ciclone visto de cima


A Metsul Meteorologia descartou a formação de um  ciclone bomba próximo ao litoral da região Sul do Brasil , contrariando previsões iniciais que indicavam essa possibilidade para esta terça-feira, 12 de novembro. A consultoria meteorológica confirmou que "nenhum modelo de previsão do tempo indica a formação de uma bomba meteorológica", também conhecida como ciclone bomba, para o Sul do Brasil.

Na semana passada, especificamente na quarta-feira (6), os modelos de previsão mostravam uma possível ‘ciclogênese explosiva’ a leste do Uruguai e sudeste do Rio Grande do Sul. Contudo, essas projeções foram descartadas já a partir de quinta-feira (7). Segundo a Metsul, modelos como o norte-americano GFS, canadense, europeu (ECMWF) e alemão (Icon) indicam chance zero de formação de qualquer ciclone nesta terça-feira.

Em vez de um ciclone, a previsão do tempo indica a presença de uma frente fria que trará muitas nuvens e chuvas leves em Santa Catarina e Paraná, com precipitações irregulares e volumes baixos. No Rio Grande do Sul, o tempo deve ser firme nas regiões oeste e sul, enquanto a metade norte terá nuvens e possibilidade de garoa no início do dia, mas com tendência de melhora ao longo das horas. Ventos frios, com rajadas entre 50 km/h e 70 km/h, são esperados na área leste do Estado.