Cidade mineira tem empate para prefeito, e mais velho é eleito

Em Inhaúma (MG), Zula (Republicanos) e Carlinhos (Solidariedade) alcançaram 2.434 votos cada um

Inhaúma teve eleição para prefeito decidida pelo critério de idade
Foto: Reprodução/TSE
Inhaúma teve eleição para prefeito decidida pelo critério de idade


Novamente tivemos uma eleição municipal decidida pelo critério de idade após empate entre dois candidatos. Na cidade mineira de Inhaúma, Zula (Republicanos) e Carlinhos (Solidariedade) alcançaram 2.434 votos cada um.

Em caso de empate, segundo a legislação eleitoral, acaba assumindo o cargo o candidato mais idoso , e a vantagem dessa vez ficou com Zula, de 62 anos, que era mais velho do que o segundo colocado Carlinhos.

Na eleição de 2020, três cidades tinham definido o eleito pelo critério de idade. Em Jardinópolis (SC), Caraúbas (Paraíba) e Kaloré (Paraná), dois candidatos tiveram o mesmo número de votos.

Em Jardinópolis (SC), os candidatos Mauro Risso (MDB) e Antoninho (PT) terminaram iguais na apuração, com 748 votos cada um. Risso acabou eleito por ser dois meses mais velho do que o segundo colocado.

Em Caraúbas (PB), Silvano Dudu (DEM) e Nerivan (MBD) receberam 1.761 votos cada um, mas Dudu acabou levando a melhor por ser  mais idoso.

Na cidade paranaense de Kaloré, Edimilson (PL) e Ritinha (PSD) alcançaram 1.186 votos cada um. O candidato do PL acabou eleito na época por ser mais velho.

Outras eleições

As eleições de 2020 e 2024 não são as únicas a ter empates para prefeito e serem decididas pela idade. Em 2004, isso aconteceu nos municípios de Grão-Pará (SC) e Embaúba (SP).

Em 2016, houve empate na cidade de Cariús (CE). Os candidatos Nizo (PMB) e Iran (PSDB) receberam o mesmo número de votos: 5.811. Iran acabou eleito por ser mais "idoso".