O X (ex-Twitter) notificou o Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a suspensão de nove perfis na rede social, em cumprimento a uma decisão do ministro Alexandre de Moraes , que determinou a suspensão da plataforma em 30 de agosto.
Entre os perfis suspensos estão o do senador Marcos do Val (Podemos-ES) e o do blogueiro bolsonarista Ed Raposo. A lista também inclui a advogada Paola Silva Daniel, esposa do ex-deputado Daniel Silveira, e o comentarista Paulo Figueiredo Filho, que teve dois perfis bloqueados. Todos são investigados em diferentes processos no STF.
O Portal iG está no BlueSky, siga para acompanhar as notícias!
Outras contas afetadas pertencem a familiares do blogueiro Oswaldo Eustáquio, ao pastor Josias Pereira, além de Cláudio Luz e Sergio Fischer.
Principais alvos do bloqueio:
Marcos do Val
Senador desde 2019, Marcos do Val foi alvo de mandados de busca e apreensão no ano passado, suspeito de articular uma trama contra Moraes. Recentemente, a Polícia Federal (PF) o investigou novamente, agora por possíveis obstruções em investigações, incluindo a divulgação de informações sigilosas e alegações de corrupção de menores. Após a operação, seus advogados argumentaram que as medidas foram excessivas.
Ed Raposo
O blogueiro é investigado pela PF por suposta obstrução de justiça e teria participado de uma campanha de intimidação contra policiais federais envolvidos em casos do STF. Raposo também foi condenado a indenizar os ex-deputados Jean Wyllys e Marcelo Freixo, além do youtuber Luccas Neto.
Paulo Figueiredo
Figueiredo está entre os investigados na Operação Tempus Veritatis, que apura tentativas de golpe de estado por parte do ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados. Ele é suspeito de incitar militares a apoiar o golpe e defendeu que as medidas de investigação eram "constitucionais".
Paola Silva Daniel
Advogada e esposa do ex-deputado Daniel Silveira, Paola teve suas contas e perfis bloqueados por Moraes desde 2022, sob a alegação de que ajudava Silveira a driblar ordens do STF. Ela tentou se eleger deputada federal em 2022, mas não obteve sucesso.
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do nosso canal no WhatsApp e da nossa comunidade no Facebook.