Primeira Turma do STF fará revisão em decisão de Moraes ao suspender X

Julgamento de decisão acontecerá na segunda, 2, a partir das 00h e de forma online

Maioria do STF confirma suspensão da execução de emendas ao Orçamento
Foto: Agência Brasil
Maioria do STF confirma suspensão da execução de emendas ao Orçamento


Alexandre de Moraes assinou despacho para que o julgamento para análise de decisão que suspendeu rede social X, ou Twitter,  no Brasil ocorre nesta segunda, 2. A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) votará em julgamento virtual que ocorrerá das 00h às 23h59.

Anteriormente à Primeira Tuma ser convocada, alguns ministros do STF foram ouvidos separadamente sobre a decisão de Moraes de suspender o X no Brasil; maior parte achou medida grave, mas justificável ante a recusa de Moraes de cumprir judiciário brasileiro.

A Primeira Turma é comporta pelo próprio Moraes (presidente), Flávio Dino , Cristiano Zanin , Cármen Lúcia e Luiz Fux .

Suspensão do X

A plataforma X , ou Twitter, foi suspensa a partir da sexta-feira, 30, a mando de Moraes . O ministro tirou plataforma do ar após o dono, Elon Musk , se recusar a manter representantes legais no Brasil.

Além da suspensão do X , que fica por conta das operadoras e notificações da Anatel, o ministro declarou multa de R$ 50 mil para pessoa física ou jurídica que encontrar maneiras, burlando o sistema, de entrar no Twitter .

O ministro chegou, inclusive, a mandar lojas de aplicativo tornarem indisponíveis apps de VPN , mas retrocedeu para não prejudicar empresas terceiras.