Óvnis no Brasil? Veja como acessar os registros entregues pela FAB ao Arquivo Nacional

Documentos podem ser acessados por qualquer pessoa no portal do governo

Arquivo Nacional tem disponíveis, digitalizados, arquivos de descrição de OVNIs datados a partir de 1952
Foto: Reprodução/Arquivo Nacional
Arquivo Nacional tem disponíveis, digitalizados, arquivos de descrição de OVNIs datados a partir de 1952

O Arquivo Nacional tornou públicos os relatos sobre  objetos voadores não identificados ( óvnis ) avistados no ano passado no país. Os vídeos, fotos e registros documentados pela Força Aérea Brasileira (FAB) reforçam a presença de óvnis no Brasil, mas isso não está diretamente relacionado a extraterrestres, como explicou o especialista Thiago Luiz Ticchetti ao g1.

"Tudo que você vê no céu e não consegue uma explicação, não consegue falar que é um avião, helicóptero, satélite, você chama de óvni. Mas importante: nem todos os óvnis podem se tratar de uma aeronave extraterrestre ", disse.

Segundo a FAB, os documentos liberados pelo Arquivo Nacional registram fenômenos aéreos não identificados entre 1952 e 2023. 

 A FAB ainda afirma que "não realiza estudos e análises acerca do tema, apenas cataloga as informações prestadas por terceiros e as remete, periodicamente, ao Arquivo Nacional".

"O Comando da Aeronáutica recebe, registra, cataloga e encaminha as ocorrências para aquele órgão, onde serão disponibilizadas para consulta", diz a FAB.

Como acessar os arquivos?

Para acessar os arquivos, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Com o login único do Gov.br, acesse sian.an.gov.br
  2. No botão "Fundos e coleções" do menu superior, selecione a opção "Pesquisa Multinível"
  3. Na lacuna "Código de referência", preencha com a sigla "ARX"
  4. Abra o fundo "Objetos Voadores Não Identificados"

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do nosso  canal no WhatsApp e da nossa comunidade no Facebook .