Duas crianças
que moravam na zona rural de Água Branca, no Piauí
, morreram em um incêndio doméstico
neste sábado (3). Elas tinham 5 e 7 anos e estavam sozinhas em casa.
De acordo com vizinhos, as crianças, Samuel e Sofia , estavam em casa sozinhas. A mãe tinha saído cerca de uma hora antes para fazer jantar para o próprio pai, dependente de cuidados.
Não se sabe como o incêndio começou ou por que se alastrou tão rápido, mas a principal suspeita das autoridades é vazamento de gás. (Veja fotos abaixo).
Vizinhos não conseguem ajudar
As crianças gritaram e pediram por socorro quando o incêndio começou. As casas imediatamente ao lado da que queimou estavam vazias, o que dificultou o socorro.
Um casal de vizinhos que mora a 50 metros de distância ouviu o grito primeiro. Correram para a casa e conseguiram ver o fogo, mas o portão estava trancado, como contou a vizinha ao TV Clube:
"A gente não tinha meio de arrebentar o portão. É de ferro, tinha uma corrente e um cadeado. A gente só ouvia os gritos deles lá dentro, 'me ajuda, me ajuda', e nós dizendo 'meus filhos, se acalmem, que nós vamos encontrar um jeito'".
Mais vizinhos se reuniram para tentar ajudar e derrubar o portão, mas ninguém conseguiu. Todos eles conseguiam ouvir os gritos e choros das crianças.
Casa cai em incêndio
Sara, uma vizinha, contou que todos estavam aflitos ouvindo o choro das crianças - que “gritaram até a última hora”, como disse ao programa. Aparentemente, foram silenciadas pelo telhado que cedeu.
"De repente, [a casa] explodiu. Saiu aquele fogo para cima e começou a cair as telhas, os paus queimados. Então, quando começou a cair aquelas telhas, a gente não ouviu mais os gritos deles. Gritaram até a última hora", lamentou Rosa.
Vizinhos lamentam tragédia
Sofia, Samuel e Luzinete Ricardo da Silva, mãe dos dois, moravam na casa há menos de um ano. A mulher trabalhava como doméstica, era vista como uma boa mãe, e cuidava do próprio pai, debilitado.
"A comunidade está toda sentida. Eu gostava muito porque os bichinhos eram carentes demais. Chegavam e abraçavam a gente", lamentou Neto, que era dono da casa e emprestou o imóvel para a família. Ele garante que ela era uma boa mãe.
Autoridades pedem socorro
Os vizinhos chamaram a polícia quando perceberam o incêndio. A PM do Piauí levou um carro pipa para apagar as chamas, mas, quando os agentes chegaram, a casa inteira estava consumida pelo fogo.
O Samu também foi chamado, mas só conseguiu entrar depois do fogo baixar. Os primeiros socorristas encontraram os corpos carbonizados das crianças. Os dois foram para o IML para análise antes do sepultamento. A mãe das crianças entrou em estado de choque e foi levada para o hospital.