Justiça condena empresário a indenizar Zanin após ataque em banheiro de aeroporto

Empresário Luiz Carlos Basseto Júnior ofendeu advogado antes de ele ser ministro do STF, em janeiro de 2023

Ministro do STF, Cristiano Zanin
Foto: Carlos Moura/SCO/STF
Ministro do STF, Cristiano Zanin

A 6ª Vara Criminal de Brasília condenou o empresário Luiz Basseto Júnior a pagar uma indenização de R$ 10 mil ao ministro  Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF). A sentença foi proferida nesta segunda-feira (22). 

O caso aconteceu quando Zanin ainda não era ministro e atuava como advogado do presidente Lula (PT), em janeiro de 2023. O empresário o importunou no banheiro do aeroporto capital do Distrito Federal.

Basseto se aproximou de Zanin enquanto ele escovava os dentes. “Parece destino. O pior advogado que possa existir na vida aqui. Olha o bandido, o corrupto aqui”, afirmou, filmando as agressões. Ele também chamou Zanin de “safado” e “vagabundo”.

Conforme relatado pela Juíza Mariana Rocha Cipriano Evangelista ao UOL, o agressor confirmou os fatos narrados na denúncia-crime e as provas documentais apontam que o agressor queria atingir a honra e a dignidade de Zanin.

Basseto foi condenado a quatro meses e 15 dias de detenção, mas a Justiça substituiu a pena privativa de liberdade por pena restritiva de direito. O acusado poderá recorrer à decisão em liberdade.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia?  Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp