Vídeo mostra soldados exaltando massacre do Carandiru em SP

A operação ocorrida de outubro de 1992 deixou 111 presos mortos na Casa de Detenção, na Zona Norte de São Paulo

Alunos da alunos da Faculdade de Direit colocaram 111 cruzes em frente ao Largo São Francisco como homenagem aos mortos do massacre do Carandiru
Foto: RENATO S. CERQUEIRA/FUTURA PRESS/AE
Alunos da alunos da Faculdade de Direit colocaram 111 cruzes em frente ao Largo São Francisco como homenagem aos mortos do massacre do Carandiru

Um vídeo que circula das redes sociais mostra policiais militares da escola de formação de soldados exaltando o massacre do Carandiru , operação ocorrida em 2 de outubro de 1992 que deixou 111 presos mortos na Casa de Detenção, na Zona Norte de São Paulo. 

Nas imagens, é possível ver soldados do Choque formando uma roda e cantando a música chamada "Cavalaria". A letra da "canção" diz que o Choque "acalmou a Casa de Detenção", onde "só tinha lixo". Em outra parte, os PMs falam sobre bombas, facadas, tiros e granadas.

O coronel Ubiratan, que comandou a operação, ainda é exaltado no refrão. Por fim, os soldados ainda cantam: grita, ladrão, sua hora vai chegar: "escola do Choque está saindo para caçar". 


PM investiga o caso

Em nota, a PM lamentou o episódio e disse que o CP Choque (Comando de Policiamento do Choque) já determinou a "imediata investigação do caso". O comunicado, porém, trata o vídeo como um caso isolado de um grupo de alunos em formação. 

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique  aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp.