Motoristas de ônibus de SP suspendem greve prevista para amanhã (7)

Lideranças do sindicato vão se reunir com representantes das empresas de ônibus para entrar em um "denominador comum"

Greve de motoristas de ônibus foi cancelada
Foto: Reprodução
Greve de motoristas de ônibus foi cancelada

O Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo (SMTTRUSP) decidiu suspender a greve marcada para acontecer em toda a capital paulista nesta sexta-feira (7). 

A decisão aconteceu durante assembleia ocorrida na manhã desta quinta-feira (6) - a possibilidade já estava sendo cogitada na quarta (5) . O presidente do sindicato, Edivaldo Santiago, e outras lideranças vão se reunir com representantes das empresas de ônibus em uma audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT).

Em comunicado, o sindicato informou que visa chegar a um "denominador comum no impasse que está entre as causas econômicas". A nota ainda diz que o grupo se mantém em estado de greve, ou seja, pronta para uma paralisação.

Com a definição, o serviço de ônibus está mantido e irá operar normalmente em São Paulo nesta sexta.

Reivindicações 

Os motoristas exigem um reajuste salarial de 3,69%, de acordo com o  Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) . Além disso, o sindicato cobra um aumento real de 5%, além da reposição das perdas salariais acumuladas durante a pandemia, estimadas em 2,46%. A primeira proposta das empresas de ônibus foi um aumento de 2,77%, que foi recusada pelo sindicato. 

A ameaça de greve fez com que a Prefeitura de São Paulo acionasse a Justiça. Segundo o prefeito  Ricardo Nunes (MDB), "não se pode deixar a população de São Paulo sem um serviço essencial". 

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia?  Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp