Guaíba volta a subir e causa novos alagamentos em Porto Alegre

Aferição realizada às 6h desta segunda, na Usina do Gasômetro, marca 3,85 metros. Com isso, são 25 centímetros acima da cota de inundação

Nível do Guaíba volta a subir e  ultrapassa cota de inundação
Foto: Redação GPS
Nível do Guaíba volta a subir e ultrapassa cota de inundação

O nível do lago Guaíba, em Porto Alegre, voltou a subir na madrugada desta segunda-feira (3) e atingiu 3,85 metros. Com isso, algumas ruas da capital gaúcha que já estavam secas amanheceram alagadas.

Segundo a medição realizada às 6h na Usina do Gasômetro, o patamar do lago marca 3,85 metros. O volume ultrapassa em 25 centímetros a cota de inundação, que é de 3,60 metros.

Além disso, o registro indica uma elevação de 40 centímetros em relação à aferição da manhã de domingo (2), quando o lago chegou ao ponto mais baixo em um mês .

De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), os pontos de alagamento estão na região central da capital gaúcha, mais especificamente nas avenidas Praia de Belas, Aureliano Figueiredo Pinto, Borges de Medeiros e Rótula das Cuias.

As fortes rajadas de vento e as chuvas que voltam a assolar o estado com a passagem de uma frente fria contribuíram para o aumento no patamar do lago Guaíba. Segundo a MetSul Meteorologia, será “um episódio breve e pouco expressivo", sem necessidade de preocupação para temporais.

Tragédia no RS

As chuvas no Rio Grande do Sul deixaram 172 mortos e 42 desaparecidos, segundo o boletim de atualização da Defesa Civil do estado. Há 580 mil pessoas desalojadas.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia?  Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp