RS: Rio Taquari diminui e fica abaixo da cota de inundação

A estimativa é que o nível rio continue em elevação, podendo alcançar 24 metros. Defesa Civil orienta que habitantes saiam da região

Defesa Civil continua alertando para enchente no Rio Taquari, no Rio Grande do Sul
Foto: Montagem iG / Imagens: reprodução / redes sociais - 05.09.2023
Defesa Civil continua alertando para enchente no Rio Taquari, no Rio Grande do Sul

O Rio Taquari, que passa pela Região dos Vales, no Rio Grande do Sul, subiu 7 metros em 24 horas e superou a cota de inundação (19 metros) na cidade de Estrela no domingo (12). Contudo, nesta segunda-feira (14), a medição da Defesa Civil do município mostra que o patamar diminuiu e alcançou 18,88 metros. Ontem, ele estava em 20,88 metros.

A Defesa Civil emitiu um alerta de risco de inundação ontem, informando que o rio poderá "apresentar elevação gradual em seus níveis a partir da madrugada e manhã de domingo, gerando ainda mais transtornos à população, especialmente aos moradores próximos ao rio".

A estimativa é que o rio possa chegar ao nível de 24 metros. No início do mês, uma medição realizada pelo Serviço Geológico do Brasil indicou que o nível do Taquari  alcançou 31,2 metros, sua maior marca da história.

Mais chuvas e deslizamentos podem ocorrer neste domingo no RS

O Instituto Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres (Cemaden) emitiu um alerta para fortes chuvas com risco de deslizamentos e alagamentos previstos para este domingo (12).

Segundo o órgão, as regiões potencialmente afetadas incluem: Noroeste, Centro-Ocidental, Nordeste, Sudeste, Sudoeste Rio-Grandense e Metropolitana de Porto Alegre.

De acordo com o último boletim divulgado pela Defesa Civil, o Rio Grande do Sul registra 145 mortes, 132 desaparecidos e 806 pessoas feridas. O órgão contabiliza 538.743 pessoas desalojadas, com um aumento no número de indivíduos em abrigos, passando de 71.398 para 81.200. No total, 447 dos 496 municípios do estado enfrentaram algum tipo de problema, afetando 2.115.703 pessoas.

A previsão indica uma queda na temperatura devido a uma frente fria avançando de Santa Catarina para o Rio Grande do Sul. Rajadas de vento são esperadas, o que pode dificultar o escoamento da água.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia?  Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp