Governo de Israel faz reunião com embaixador brasileiro em Jerusalém

Ação foi tomada após comparação de guerra em Gaza com Holocausto

Governo de Israel faz reunião com embaixador brasileiro em Jerusalém
Foto: Reprodução: Flipar
Governo de Israel faz reunião com embaixador brasileiro em Jerusalém

O governo de Israel alterou o protocolo e vai realizar a reunião com o embaixador do Brasil em Israel no Museu do Holocausto , em Jerusalém. Essa mudança vem após a declaração de Lula no domingo (18), comparando o conflito em Gaza ao Holocausto.

Normalmente, o encontro aconteceria no Ministério das Relações Exteriores. Além disso, um representante do governo de Israel afirmou que Lula é considerado "persona non grata" no país até que se desculpe.

“Esta manhã convoquei o embaixador brasileiro em Israel para o Museu do Holocausto, o lugar que testemunha mais do que qualquer outra coisa o que os nazistas e Hitler fizeram aos judeus, incluindo membros da minha família” , afirmou o chanceler Israel Kantz no X, rede social anteriormente conhecida como Twitter.

Esta ação é vista como um claro sinal de descontentamento por parte de Israel. No entanto, fontes do Itamaraty , em caráter reservado, expressaram a expectativa de que a crise possa ser amenizada com o tempo.O Itamaraty, diante da delicada situação, optou por adotar o silêncio como estratégia para evitar uma escalada do conflito.

Na ocasião, o presidente afirmou que o conflito na Faixa de Gaza, onde mais de 29 mil pessoas já morreram, segundo o Ministério da Saúde do enclave, controlado pelo Hamas, não é uma guerra, mas sim um "genocídio".

Segundo Lula, o conflito não é "entre soldados", mas sim entre "um exército altamente preparado e mulheres e crianças". "O que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus", acrescentou.