Os ministérios dos Direitos Humanos e do Desenvolvimento Social lançarão nesta quarta-feira (24) ações pela erradicação do trabalho escravo
. O objetivo do governo é sensibilizar a sociedade e profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) sobre a importância da erradicação desta prática.
Esta iniciativa ocorre durante a Semana Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo. No ano passado, o Brasil registrou mais de 3.400 denúncias sobre a situação desses trabalhadores escravizados em todo território, o maior número em 12 anos.
As ações feitas pelos ministérios terão como objetivo informar esses profissionais sobre as possibilidades de atuação no assunto, tendo em vista que a assistência social é um meio de política pública com competência para o pós-resgate das vítimas de trabalho escravo.
Das denúncias feitas no ano passado, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) resgatou 3.190 pessoas em situação de trabalho escravo, maior número desde 2009. Foram fiscalizados 598 estabelecimentos urbanos e rurais, o que possibilitou o pagamento de quase R$ 13 milhões em verbas salariais e rescisórias aos trabalhadores resgatados pela fiscalização do trabalho.