Genial/Quaest: Lula termina 2023 com aprovação de 54% dos brasileiros

Presidente tem maiores taxas de aprovação na região nordeste, entre católicos e mulheres; desaprovação é maior na região sul e entre evangélicos

Foto: Ricardo Stuckert / PR - 21.11.2023
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante Cúpula Virtual Extraordinária do BRICS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) termina 2023 com 54% de aprovação entre os brasileiros e 43% de desaprovação. Os dados são da pesquisa Genial/ Quaet realizada em dezembro e divulgada nesta quarta-feira (20). 

O que moradores de cada região pensam

A pesquisa mostrou que o presidente mantém sua maior taxa de aprovação no nordeste, com 70% de aprovação, 28% de desaprovação e uma nota média de 6,9 (de 0 a 10). A aprovação também se estende entre idosos e eleitores mais pobres.

Do outro lado, as maiores taxas de desaprovação fica por conta da região sul. 51% dos moradores da região desaprovam a gestão do petista, enquanto 46% aprovam. 

Em oura regiões, as porcentagens também aparecem relativamente equilibradas. No sudeste, 49% aprovam e 47% desaprovam e no Centro-Oeste e Norte, 51% aprovam e 47% desaprovam. 


Evangélicos x católicos

Quando questionado entre os cristãos, evangélicos desaprovam, e católicos aprovam Lula. No primeiro grupo, mais identificado com o ex-presidente Jair Bolsonaro, a avaliação negativa foi de 56% enquanto a positiva foi de 41%. Entre os católicos, 61% aprovam e 37% desaprovam o governo.

Opinião por gênero e classe social

O presidente Lula é melhor avaliado pelo público feminino (55% aprovam e 41% desaprovam). Entre os homens, fica 52% aprovam e  46% desaprovam.

Para quem recebe até 2 salários mínimos, a aprovação é de 64%, contra 33% de desaprovação. Para quem ganha mais de 5 salários mínimos, a desaprovação é de 55%, contra 41% de aprovação.

Escolaridade e cor da pele

Quando é feito o recorte por escolaridade, 65% dos que estudaram até o ensino fundamental aprovam o governo Lula e 32% desaprovam; há empate técnico entre quem tem ensino médio completo ou incompleto (50% aprovam e 47% desaprovam), e para quem tem ensino superior incompleto ou mais fica 55% de desaprovação e 43% de aprovação. 

Entre brancos e pretos também há diferença. 63% dos pretos aprovam Lula, enquanto 35% desaprovam; entre pardos, fica 57% x 41%; entre brancos, 49% aprovam e 47% desaprovam (empate na margem de erro).