Empresas serão obrigadas permitir entrada de água em shows

A medida entra em vigor IMEDIATAMENTE para prevenir novas mortes após a morte de uma fã no show da cantora Taylor Swift, no Rio de Janeiro

Foto: Reprodução: Flipar
Taylor Swift se apresentará no Brasil em novembro com seis datas de shows da turnê 'The Eras Tour'. Os ingressos estão esgotados desde o fim de junho.


Como medida de prevenção a novas mortes causadas por calor excessivo durante espetáculos culturais, o ministro da Justiça, Flávio Dino, acaba de anunciar que “a partir de hoje por determinação da Secretaria do Consumidor do Ministério da Justiça, será permitida a entrada de garrafas de ÁGUA de uso pessoal, em material adequado, em espetáculos”. 



O ministro ressaltou ainda que “as empresas produtoras de espetáculos com alta exposição ao calor deverão disponibilizar água potável gratuita em ‘ilhas de hidratação’ de fácil acesso”, e que “a medida vale imediatamente”.

A decisão é uma resposta à trágica morte de Ana Benevides, estudante do curso de Psicologia da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), no Mato Grosso, que teve duas paradas cardiorrespiratórias devido à falta de acesso à água sob um calor com sensação térmica de 60ºC , enquanto aguardava o show da cantora Taylor Swift, no estádio Nilton Santos, Zona norte do Rio de Janeiro.

Foto: Reprodução
Jovem morre em show da Taylor Swift


Além da morte de Ana Benevides, houve registro de cerca de mil fãs que desmaiaram durante o show devido ao calor extremo . A tragédia levou o governo a anunciar que a falta de água durante o espetáculo será investigada , além, é claro, de anunciar a mudança nas regras para realização de grandes espetáculos.

Para evitar novas mortes e desmaios, a Secretaria Nacional do Consumidor, vinculada ao Ministério da Justiça, emitiu a Portaria Nº 35, de 18 de novembro de 2023, que estabelece estratégias destinadas à proteção da saúde dos consumidores em shows, festivais e quaisquer eventos de grandes proporções, e dá outras providências. 

A partir de hoje e pelos próximos 120 dias, as empresas responsáveis pela produção de eventos "deverão garantir o acesso gratuito de garrafas de uso pessoal, contendo água para consumo no evento, devendo disponibilizar bebedouros ou realizar a distribuição de embalagens com água adequada para o consumo, mediante a instalação de 'ilha de hidratação' de fácil acesso a todos os presentes, em qualquer caso sem custos adicionais para o consumidor". 

Outro trecho da Portaria informa que a produção "deverá assegurar o acesso gratuito de garrafas contendo água potável", além de "fixar os materiais de que tais recipientes podem ser compostos, afim de garantir a segurança e integridade física" de todo o público.


As produtoras de eventos também terão a obrigação de garantir que todos os pontos de venda de comida e bebidas, assim como os pontos de distribuição gratuita de água,  sejam alocados em locais estratégicos, para facilitar o acesso do público. 

As produtoras de grandes eventos também terão que assegurar, no espaço físico dos shows, uma estrutura que permita a realização de um socorro rápido para participantes dos eventos, em caso de intercorrências de saúde, ou qualquer outra situação de perigo.

Vale ressaltar que conforme o texto da Portaria e declaração feita pelo Secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, o fato da cantora Taylor Swift ter adiado o show que realizaria neste sábado (18) para a segunda-feira (20) não muda em nada as regras que devem ser implementadas. 




Além disso, a deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) também se pronunciou sobre o caso, alegando que  denunciou a empresa Time 4 Fun ao Ministério Público Federal por negar o acesso dos fãs à água em meio a uma sensação térmica de 60ºC. Ela também está denunciando, nas redes sociais, a existência de relatos de que a produtora estaria desrespeitando as regras da Portaria firmada neste sábado (18).