Moradores de Mariana que ficaram sem acesso a água potável podem pleitear indenização
Antonio Cruz/ Agência Brasil
Moradores de Mariana que ficaram sem acesso a água potável podem pleitear indenização

A Agência Nacional de Mineração (ANM) aconselhou a evacuação do povoado de Santa Rita Durão, distrito de Mariana (MG), após determinar a interdição do local na sexta-feira (10).

A Vale também determinou a interdição de três pilhas de estéril (uma espécie de acúmulo de rejeitos) da mina de Fábrica Nova após não comprovar a estabilidade das pilhas, segundo documento da ANM divulgado pelo jornal O Tempo.

Segundo o Plano de Ação de Emergências para Barragens da Vale, 295 pessoas fazem parte da população englobada em Santa Rita Durão; 144 delas são moradoras da região.


As outras pessoas estimadas no plano são funcionários da mina, possíveis transeuntes e funcionários de outras edificações da área.

A Vale não se pronunciou sobre a possível evacuação, mas confirmou que as pilhas foram interditadas preventivamente na sexta-feira (10).

A empresa também disse que acompanha vistoria da ANM e da Defesa Civil nesta segunda-feira para "esclarecimentos necessários sobre as condições de regularidade das estruturas".

Em nota, a Prefeitura de Mariana informou que a Defesa Civil participa da fiscalização das pilhas de estéril. O órgão vai elaborar um documento sobre a integridade das pilhas a partir da reunião e disse que não há definição de evacuação dos moradores da região.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!