Ventos causaram uma "tempestade de areia" em Manaus na tarde de domingo (5). Vídeos feitos por moradores mostram uma quantidade imensa de poeira voando sobre a cidade, invadindo casas, apartamentos e imóveis comerciais.
Além da poeira, o fenômeno causa ainda mais transtornos por estar acompanhado de muita fumaça proveniente de queimadas, que encobriu prédios, prejudicou a visibilidade e causou incômodo respiratórios. Não se sabe qual foi a velocidade dos ventos durante a “tempestade”.
MANO uma tempestade de areia DO NADA socorro pic.twitter.com/2EhFA1nUp7
— Lincoln Ribeiro (@liincolnribeiro) November 5, 2023
Não há informações concretas sobre a origem da poeira, mas alguns moradores do bairro de Ponta Negra, na Zona Oeste, suspeitam que a areia tenha vindo de obras que então sendo realizadas por lá.
Segundo a Prefeitura de Manaus, por meio de uma nota emitida pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), a ventania provocou pelo menos três ocorrências de destelhamento de casas: duas no bairro Lírio do Vale, e uma no bairro Redenção.
“Após o procedimento, a equipe da Defesa Civil realiza avaliação técnica nas casas danificadas e orienta os ocupantes dos imóveis sobre como proceder depois do destelhamento. A estrutura física das residências é analisada e também é verificado se representa risco aos moradores, para posteriormente serem tomadas as devidas providências e encaminhamentos”, diz um trecho da nota.
No momento, todos os 62 municípios do Amazonas se encontram em situação de emergência devido à seca histórica que assola a região, prejudicando 598 mil pessoas, além de causar um dano imenso à fauna e à flora locais.