O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 terá início neste domingo(5), com a aplicação das provas de Redação; Linguagens e Ciências Humanas.
No domingo seguinte (12), será a vez dos participantes resolverem as questões de Matemática e Ciências da Natureza. Nesta edição, quase quatro milhões de estudantes de todo o Brasil estão inscritos.
Dentre as várias preocupações e medos que atingem os estudantes nesse momento tão importante, o temor de perder a prova devido ao atraso - e possivelmente ser humilhado nas redes sociais pelo atraso - está entre um dos piores.
Para evitar esse problema, é fundamental se organizar previamente, saber bem onde fica o local de prova designado no Cartão de Confirmação de Inscrição e o tempo necessário para se deslocar até lá.
Outro ponto muito importante a que os participantes devem estar atentos é o horário de abertura e fechamento dos portões, para se programar adequadamente e garantir a entrada na sala onde o Exame será aplicado.
Abertura e fechamento
Os portões das escolas onde o Enem será aplicado abrem às 12h e fecham às 13h, pontualmente, seguindo o fuso horário de Brasília.
Participantes de locais com horários distintos devem estar atentos para não correr o risco de se atrasar e ter que tentar de novo no ano seguinte. Depois que os portões estiverem fechados, os alunos que não chegaram a tempo não poderão mais entrar.
A prova começa às 13h30, horário em que todos os participantes já devem estar na sala indicada pelo Cartão de Confirmação de Inscrição, devidamente identificados, com aparelhos eletrônicos desligados e devidamente acondicionados. Após o sinal do examinador, os estudantes podem começar a prova.