Formação de grande ciclone na região Sul acende alerta

O choque do ciclone com uma massa de ar quente deverá provocar fortes tempestades; ele depois se direcionará às regiões Sudeste e Centro-Oeste ainda esta semana

O ciclone deverá atingir as regiões Sudeste e Centro-Oeste na próxima quinta-feira (26)
Foto: Inmet - 24.10.2023
O ciclone deverá atingir as regiões Sudeste e Centro-Oeste na próxima quinta-feira (26)

O Climatempo acendeu um alerta do surgimento de um novo ciclone extratropical que está se formando nesta terça-feira (24), no litoral Sul do Brasil. A frente fria que tem atingido a região está associada ao ciclone. Ela deverá se chocar com uma massa de ar quente, o que facilitará a formação de tempestades nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

A frente fria resultante do ciclone deverá causar tempestades e instabilidade no tempo nas regiões Sudeste e Centro-Oeste na próxima quinta-feira (26). Com as altas temperaturas nas regiões na última semana, o choque entre a frente fria a massa de calor aumentam as chances de tempestades.

Na região Sul, pancadas de chuvas devem atingir a qualquer momento. As localidades mais afetadas serão: Oeste do Paraná; Sul do Paraná; Serra Catarinense; Centro de Santa Catarina; Oeste de Santa Catarina; Centro do Rio Grande do Sul; Oeste do Rio Grande do Sul; Norte do Rio Grande do Sul. 

O litoral norte gaúcho, o centro, leste e norte do Paraná, e o leste e nordeste de Santa Catarina, deverão começar a ter pancadas de chuvas com raios no período da tarde e da noite.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) do Ministério da Agricultura e Pecuária, acendeu um alerta amarelo de perigo potencial do surgimento de tempestades na região. A previsão é que sejam registrados chuvas de até 50 mm/dia e ventos de até 60 km/h, com risco de queda de granizo.

O Inmet ainda informou que o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos é baixo.