Embora diversos estados já estejam com alerta para altas temperaturas ao longo desta semana, o pico de calor ainda vai ser registrado nos próximos dias. Segundo meteorologistas da Climatempo, o pico de calor intenso é esperado para este fim de semana, coincidindo com o início da primavera, que se dá neste sábado (23), às 3h50, pelo horário de Brasília.
Esta onda de calor é considerada de forte intensidade e alguns estados estão, inclusive, registrando alerta vermelho (grande perigo) para altas temperaturas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Na tarde dessa quinta-feira (21), os indicatores apontavam ao menos oito estados sob alerta de calor. São eles: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Tocantins e Pará. O aviso é válido até o próximo sábado, às 18h.
De acordo com a Climatempo, quando comparada com ondas de calor anteriores, esta pode ser considerada uma das mais intensas vividas recentemente no Brasil. Até agora, a mais forte foi durante a primavera de 2020.
Em quais regiões os termômetros passarão dos 40ºC
- Mato Grosso
- Goiás
- Mato Grosso do Sul.
- Interior do Maranhão
- Interior do Piauí
- Oeste da Bahia
- Oeste de Minas Gerais
- Oeste e norte do estado de São Paulo;
- Norte Noroeste do Paraná
Até quando vai essa onda de calor?
Esta onda de calor, que teve início no último domingo (17), deve se prolongar até a primeira semana da primavera com esta intensidade. Conforme o instituto, no entanto, algumas regiões ainda podem continuar convivendo com o calor extremo até quase o fim de setembro, como quem mora em certas áreas no interior do Brasil, em parte do Centro-Oeste, Norte e Nordeste.
A Climatempo alerta que nem todas as regiões brasileiras vão sofrer com o efeito das altas temperaturas durante todo o período, ela tende a durar mais tempo nos estados do Centro-Oeste e no Distrito Federal, na parte oeste e noroeste de Minas Gerais, no Tocantins, na parte sul e leste do Pará, em áreas do interior do Maranhão, do Piauí e da Bahia.
Capitais podem bater recordes
Além de São Paulo, como já mostrado pelo iG , a maioria das capitais das regiões Sudeste e Centro-Oeste, e as dos estados do Paraná, Tocantins e Piauí também podem bater novos recordes de calor ainda no primeiro fim de semana após o início da primavera.
A previsão é que as mais quentes sejam Cuiabá (MT) — com previsão de máximas de 43ºC —, Rio de Janeiro (RJ)— com máxima de 41ºC — e Palmas (TO)— com máxima de 40ºC.
A cidade de São Paulo, porém, pode registrar a maior temperatura em 80 anos da série histórica de medição do Inmet.