O novo ministro do Esporte, deputado André Fufuca (PP-MA), agradeceu o apoio do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), pelo apoio à sua nomeação ao cargo e prometeu colocar o esporte como política de estado.
A posse do ministro ainda não tem data. Ele foi oficializado no comando da pasta nesta quarta, substituindo a ex-atleta olímpica Ana Moser.
"O grande desafio que se mostra será colocar o Esporte definitivamente como política de Estado, por sua inegável importância social e cultural. Vou me debruçar sobre estratégias, planos e metas em busca de resultados", disse ele em vídeo divulgado nesta quarta nas suas redes sociais.
Ele agradeceu também a todos os parlamentares do PP. "Meu muito obrigado a essa bancada tão forte e tão atuante, que trabalha incansavelmente pelo bem do nosso Brasil."
Antes, ele havia dito que "dará o seu melhor" e agradeceu também "toda a população do Maranhão", seu estado.
"Agradeço ao presidente Lula pela confiança e pelo gesto, que fortalece a democracia e honra os Poderes da nossa República. Que Deus nos abençoe e ajude nessa grandiosa missão", finalizou.
Além de Fufuca, Lula também abriu espaço no Ministério de Portos e Aeroportos para acomodar Sílvio Costa Filho (Republicanos-PE). Márcio França, que comandava a pasta até então irá para o Ministério da Micro e Pequena Empresa, que será recriado.
PP e Republicanos eram da base de Jair Bolsonaro (PL) na gestão passada. Agora, fazem parte do grupo de aliados de Lula.