O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse que deixou a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que acompanha a posse de Santiago Peña no Paraguai, após o apagão que afeta diferentes regiões pelo Brasil na manhã desta terça-feira (15) e está voltando ao Brasil.
Nas redes sociais, o ministro afirmou ter determinado o reestabelecimento dos serviços e uma investigação sobre as causas da queda de energia pelo país.
"Desde as primeiras notícias da interrupção do abastecimento de energia em alguns estados nesta manhã, determinei o rápido reestabelecimento dos serviços, assim como a devida apuração dos motivos que levaram à queda de energia", escreveu Silveira.
Além disso, lidero todos os procedimentos com equipe e vinculadas. Também estou providenciando o meu retorno imediato do Paraguai ao Brasil, onde acompanhava o presidente Lula na posse do novo presidente paraguaio Santiago Peña.
— Alexandre Silveira (@asilveiramg) August 15, 2023
"Além disso, lidero todos os procedimentos com equipe e vinculadas. Também estou providenciando o meu retorno imediato do Paraguai ao Brasil, onde acompanhava o presidente Lula na posse do novo presidente paraguaio Santiago Peña", acrescentou. "Temos grandes pautas em comum, principalmente a produção de energia limpa e renovável em Itaipu Binacional, que temos o Paraguai como parceiro."
O apagão deixou várias cidades sem eletricidade a partir das 8h20 de hoje. De acordo com o governo federal, a energia já foi retomada em três regiões do país, mas o Norte e Nordeste ainda enfrentam a falta de luz.
Nesta manhã, o problema foi registrado em estados de todas as regiões brasileiras.