Helicópteros dos bombeiros colidem durante combate a incêndio nos EUA

Uma das aeronaves chegou a pousar com segurança, mas a outra caiu, matando três pessoas

Foto: ABC News/KABC - 07.08.2023
Uma vista aérea do local depois que um helicóptero de combate a incêndios cair no Condado de Riverside, Califórnia


Três pessoas morreram numa colisão entre dois helicópteros que estavam combatendo um incêndio na Califórnia no domingo (6). De acordo com informações divulgadas nesta segunda (7) pelo corpo de bombeiros local, uma das aeronaves chegou a pousar em segurança.

"Infelizmente, o segundo helicóptero caiu e os três passageiros morreram", disse o chefe dos bombeiros da região, David Fulcher. O helicóptero que pousou era um Sikorsky Skycrane que transportava água e um produto químico que serve para sufocar o incêndio.

O que caiu era um Bell que realizava atividades de observação e coordenação no combate às chamas. Entre as vítimas estão dois bombeiros - um chefe de departamento e um capitão - e o piloto que foi contratado para o serviço.


O incêndio que os helicópteros estavam combatendo começou em um edifício e acabou se espalhando. Para conter o fogo, foi empregada uma frota de seis aeronaves - incluindo as que colidiram.

As autoridades responsáveis iniciaram uma investigação sobre o acidente, que aconteceu 11 meses após a queda de outro helicóptero dos bombeiros que deixou três pessoas feridas a poucos quilômetros de Cabazon.

A região oeste dos Estados Unidos é altamente vulnerável a incêndios, que se intensificaram nos últimos anos devido a uma grande e rigorosa seca que já dura 20 anos em decorrência do aquecimento global.