Nesta terça-feira (18), a Polícia Civil e o Ministério Público do Rio de Janeiro, por meio do Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ), cumprem oito mandados de prisão e 14 de busca e apreensão contra integrantes da milícia liderada por Danilo Dias Lima, conhecido como Tandera, que atua na Baixada Fluminense e em parte da capital.
Entre os alvos da operação estão Gilson Ingracio de Souza Júnior, o Juninho Varão. Até o momento, cinco pessoas foram presas.
Segundo a denúncia do MPRJ, oferecida em 11 de janeiro, Juninho Varão atua como braço armado e financeiro da organização criminosa, participando da compra de armas de fogo e munições.
As investigações contra o grupo começaram em 2021, antes do racha da milícia comandada por Wellington da Silva Braga, conhecido como Ecko, que foi morto em junho daquele ano.
Segundo o GAECO/MPRJ, a organização criminosa atuaria nos bairros Danon, Conjunto da Marinha, Dom Bosco e Grão Pará, entre outros em Nova Iguaçu, Santa Cruz e região.
Os outros alvos de mandados são apontados como responsáveis pelo tráfico de armas, dominação de território, extorsões, homicídios e monopólio no fornecimento de bens essenciais e serviços públicos.