Mais de 900 famílias estão participando do Programa Casa Legal

Famílias já beneficiadas pela regularização fundiária, agora terão as construções legalizadas

Mais de 900 famílias estão participando do Programa Casa Legal
Foto: Reprodução / AMAURI PINILHA / Prefeitura de Praia Grande
Mais de 900 famílias estão participando do Programa Casa Legal

O Programa Casa Legal, é uma iniciativa da Secretaria de Habitação (Sehab) visando promover a legalização das construções em áreas que receberam o título de regularização fundiária da Prefeitura e que pela Legislação Municipal não conseguiriam ser oficializadas.

Até o momento, já aderiram ao programa um total de 933 famílias que buscam regularizar as construções de suas moradias nos núcleos Caieiras I, Caieiras II, Jardim Primavera, Cruzeiro do Sul, Vila Sônia, Mirim e Jardim Silmara.

Dessas, 235 construções já foram regularizadas pelo Programa e seus proprietários já podem ir ao cartório inserir a construção no documento do imóvel, proporcionando sua valorização. Os outros 698 pedidos de legalização estão em análise. De acordo com a Sehab, esse processo envolve uma verificação minuciosa da documentação apresentada pelas famílias, de acordo com os critérios estabelecidos pelo Programa que tem uma lei própria que o ampara.

O Programa Casa Legal abrange três modalidades de regularização: automática, simplificada e completa. A modalidade automática é destinada a construções de até 100m². A modalidade simplificada abrange construções entre 100,01m² e 500m². Já a modalidade completa é voltada para edificações com mais de 500m².

Para participar do Programa Casa Legal, o morador precisa ser um dos beneficiados pelo programa de regularização fundiária de Praia Grande. O atendimento é realizado no Paço Municipal, nos dias úteis, das 9h às 16h. O endereço é Avenida Presidente Kennedy, nº 9.000, no Bairro Mirim. O prazo final para dar entrada no Programa Casa Legal foi prorrogado até dezembro de 2023.

O secretário de Habitação, Anderson Mendes, comentou sobre o programa. “Todo esse esforço é para garantir que as pessoas tenham acesso a documentação de suas casas, tanto do lote como das construções. Isso garante valorização dos imóveis e segurança para o desenvolvimento das famílias”.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.