Queda de avião no Piauí: em áudio, piloto alertou sobre porta aberta

Aeronave havia parado em Teresina para abastecimento; cinco pessoas estavam a bordo, sendo uma criança

Arcedino Concesso piloto e proprietário do avião
Foto: Reprodução/Redes Sociais/12/06/2023
Arcedino Concesso piloto e proprietário do avião

Um áudio das conversas da torre de controle do Aeroporto Petrônio Portela, na Zona Norte de Teresina, revela que o piloto Arcedino Concesso informou que a porta do avião estava aberta e solicitou permissão para retornar antes de ocorrer a queda no campo de futebol da Vila Operária. 

A aeronave tinha cinco pessoas a bordo, incluindo uma criança de cinco anos. Todos sobreviveram ao acidente.

As vítimas foram levadas ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT) e, de acordo com o boletim médico, estão conscientes e não precisaram passar por nenhum procedimento de emergência.

No áudio, o piloto alerta que a porta estava aberta e que, por isso, faria o retorno e pousaria. Em seguida, a torre informa estar ciente e finaliza a comunicação.

O acidente

O avião, um monomotor pertencente ao advogado e piloto Arcedino Concesso, vinha de Fortaleza (CE) e seguia com destino a Araguaína (TO), quando parou para abastecer em Teresina. 

O Corpo de Bombeiro de Teresina informou que a aeronave havia acabado de decolar, mas não seguiu viagem tentando retornar à pista. A queda ocorreu por volta das 12h no campo conhecido como Campo do Bariri, administrado pela Prefeitura de Teresina,

O campo está em reforma e, durante a queda, havia trabalhadores no local. Ninguém foi atingido.