PF realiza operação contra invasores em Terra Indígena Karipuna (RO)

Policiais federais atuam em 12 pontos de alerta de desmatamento dentro da Terra Indígena

PF realiza operação para retirada de invasores da Terra Indígena Karipuna
Foto: Divulgação/Polícia Federal
PF realiza operação para retirada de invasores da Terra Indígena Karipuna

Uma operação conjunta entre a Polícia Federal, o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e a Funai (Fundação Nacional do Índio) ,  nesta quinta-feira (11), deu início a remoção invasores da Terra Indígena Karipuna, em Rondônia.

A operação conjunta envolveu 80 policiais federais, 10 profissionais do Ibama e um da Funai. A ação é resultado de trabalho de inteligência e de ações preparatórias realizadas desde o início do ano.

Durante as ações, os policiais federais estão atuando nos 12 principais pontos de alerta de desmatamento dentro da Terra Indígena , além de 20 madeireiras e serrarias localizadas nas proximidades da Terra Indígena Karipuna .

As madeiras extraídas ilegalmente da Terra Indígena são comercializadas por essas madeireiras e serrarias por meio de um esquema fraudulento que falsifica a origem dos produtos florestais, utilizando emissões e transferências simuladas de créditos virtuais do Sistema de Documento de Origem Florestal (SISDOF).

O esquema envolve o uso de pessoas interpostas e planos de manejo fraudulentos em Rondônia e outros estados.

A operação conjunta tem como objetivo identificar pessoas envolvidas em atividades ilegais de loteamento e comercialização de terras ( grilagem ) e extração ilegal de madeira da Terra Indígena, além de destruir maquinário e estruturas construídas nas áreas invadidas. I

Isso inclui a destruição de pontes e outros meios de acesso à Terra Indígena , que foram instalados sem autorização dos órgãos estatais, de acordo com a decisão na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental nº. 709, proferida pelo Ministro do Supremo Tribunal Federal , Luis Roberto Barroso.

Os itens ilegais, como maquinário, ferramentas, instrumentos e estruturas encontradas, serão inutilizadas e os responsáveis serão conduzidos imediatamente à sede da Polícia Federal para os procedimentos legais necessários.

Com informações da Polícia Federal*

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.