Chuvas deixam aeroporto de São Luis alagado e sem energia

Um voo, com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, foi cancelado

Fortes chuvas registradas na tarde deste domingo (9) no Maranhão provocaram diversos alagamentos na capital, São Luís . O Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, ficou sem energia e teve parte do saguão de passageiros inundado. A CCR Aeroportos, administradora da unidade, informou que já reestabeleceram a energia.

Segundo a administradora, as chuvas provocaram descargas elétricas que levou a falta de energia no local. Por conta do ocorrido, um voo, com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, foi cancelado.

A CCR Aeroportos informou também que medidas foram tomadas para restaurar os pontos de alagamento registrados dentro da unidade.

O Maranhão vem sendo atingido por fortes chuvas desde março. Pelo menos seis pessoas já morreram.

Em Presidente Juscelino, a cerca de 90 quilômetros da capital São Luís, o rio Munim subiu mais de sete metros e inundou dezenas de bairros inteiros. Os comerciantes locais tiveram que fechar as portas por conta disso. 

Além disso, à medida que a água avança, pessoas que moram em comunidades rurais ou sobre cidades precisam deixar suas casas. Com isso o número de pessoas que precisam de ajuda aumenta a cada hora. Já são quase 8 mil pessoas precisando de coisas básicas como alimentos, água, colchões e cobertores.

Resumo da situação atual no estado:

  • 64 cidades do Maranhão estão em situação de emergência por causa das chuvas;

  • A cidade de Buriticupu decretou estado de calamidade pública;

  • Chuvas ficaram mais fortes em março, mas situação se agravou nos últimos dias;

  • Há inundações causadas pela cheia dos rios e alertas de deslizamento de terra;

  • Só na capital, São Luís, 70 áreas de risco estão sob monitoramento;

  • Há localidades com falta de combustível e risco de desabastecimento de alimentos;

  • Mais de 35 mil famílias foram afetadas e 7.757 famílias ficaram desabrigadas ou desalojadas;

  • Há pessoas precisando de alimentos, água, colchões e cobertores.

Lula sobrevoou uma das áreas afetadas pelas chuvas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou neste domingo (9) a cidade de Bacabal (MA), afetada por fortes chuvas, e prestou solidariedade aos moradores e prometeu a construção de novas moradias em regiões que não são afetadas por enchentes. Ele também garantiu que o governo federal "não faltará, em nenhuma hipótese" ao povo do Maranhão .

"Vim aqui só para fazer aquela visita de conforto às pessoas que estão passando necessidade. É importante vocês saberem que eu já morei em bairros que enchia de água, e não era pouca", declarou. 

Lula disse que a visita em pleno domingo de Páscoa se fez necessária porque ele ficará sete dias fora do país a partir do dia 12, quando viaja para a China. "Eu não poderia viajar para outro país sem visitar os estados brasileiros que estão com problema de enchente, e o Maranhão é o estado que está em situação mais difícil", justificou.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.