O médico do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Roberto Kalil, disse neste sábado (25) que a recuperação do quadro de pneumonia leve , como o que acomete o presidente, costuma ser de cerca de sete dias. O diagnóstico fez Lula cancelar viagem à China, prevista para este domingo (26).
"Para as agendas normais, em uma semana ele já está bem, mas para uma viagem de 20 horas é mais difícil falar", afirmou Kalil ao Estadão.
Entre no canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o perfil geral do Portal iG
Lula está com broncopneumonia bacteriana e influenza A, segundo laudo emitido na última semana. Hoje, o presidente precisou adiar indefinidamente a visita ao país asiático por conta da doença.
O adiamento já foi comunicado às autoridades chinesas com a reiteração do desejo de marcar a visita em nova data.
"Ele está muito bem, mas foi ponderado que é uma viagem de mais de 20 horas, então, como o paciente está com influenza e pneumonia, o cancelamento foi mais por bom senso", afirmou o médico.
Ao jornal O GLOBO, Kalil afirmou que o presidente está tomando antibióticos e antiviral para influenza, o que tornaria a viagem longa imprevisível.
"O presidente está há dois dias em tratamento. Ainda está tomando antibióticos e antivirais na veia. Não fazia sentido ele pegar um voo de 36 horas sem estar curado. O presidente podia piorar", disse ele em entrevista ao colunista do jornal O GLOBO, Lauro Jardim.