Palocci deve entregar carros de luxo por determinação da Justiça

A decisão será para leiloar e pagar os valores que o ex-ministro deve a Justiça

Antonio Palocci terá cinco dias úteis para devolver os veículos
Foto: Antonio Cruz/ Abr
Antonio Palocci terá cinco dias úteis para devolver os veículos

O ex-ministro da Casa Civil, Antônio Palocci, foi condenado a devolver quatro carros de luxo à Justiça para quitação de dívidas. A decisão foi dada pelo juiz Eduardo Appio, da 13ª Vara Federal de Curitiba. O jurista é o novo responsável pela Lava Jato na cidade paranaense.

A Justiça Federal do Paraná determinou que os veículos da marca Hyundai sejam devolvidos para serem leiloados para tal quitação. O Ford Fusion já foi vendido após uma autorização judicial, e o valor foi depositado ao órgão.

Na decisão, fica expresso que "os veículos da deverão se entregues junto ao juízo federal do local onde se encontram (com respectiva documentação e chaves, inclusive chave reserva), os referidos veículos na data da intimação, para fins de futura e eventual venda judicial da frota pelo douto juízo competente da Justiça Federal do DF que dará, segundo sua competência, a destinação aos valores obtidos, caso decida aliená los em favor da União e/ou vítimas".

Com isso, o ex-ministro terá o período de 5 dias úteis a partir da intimação para realizar a devolução dos veículos. 

Palocci foi um dos homens fortes dos dois primeiros governos de Lula e fez parte da equipe de transição. Também atuou como ministro da Fazenda por três anos, sendo eleito em 2006 como deputado federal por São Paulo.

Já em 2011 assumiu o cargou de ministro da Casa Civil no governo de Dilma Rousseff, ficando por seis meses. Ele pediu demissão após acusações de improbabilidade administrativa.

Palocci foi preso em setembro de 2016, sendo condenando em 2017 pelo então juiz da Lava Jato Sérgio Moro a 12 anos e 2 meses de prisão, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.