Sobe para 24 o número de mortos pelas chuvas no litoral de SP

ONG encontrou dezenas de corpos na Vila Sahy, em São Sebastião, onde houve um deslizamento de terra; duas crianças e uma mulher também morreram

São Sebastião decreta estado de calamidade após fortes chuvas atingir a região
Foto: Divulgação/Defesa Civil
São Sebastião decreta estado de calamidade após fortes chuvas atingir a região

Subiu para 24 o número de mortos em decorrência das chuvas que atingiram o litoral paulista na madrugada deste domingo (19). Além de uma criança de 7 anos e uma mulher de 32, dezenas de corpos foram encontrados na Vila Sahy, em São Sebastião (SP).

O local foi atingido por um deslizamento de terra durante o forte temporal. As vítimas foram encontradas por uma ONG com sede na região, que logo acionou as autoridades.

A Defesa Civil confirmou o encontro dos corpos e disse haver outras vítimas sobre os escombros. Ainda não há o número de informações sobre o número de desaparecidos.

O prefeito da cidade, Felipe Augusto, informou que mais de 50 casas foram atingidas pelo deslizamento de terra. Já a ONG informa que 70 residências estão soterradas.

As fortes chuvas provocaram alagamentos e deslizamentos de terra nas principais cidades do litoral norte de São Paulo. Segundo as autoridades, o volume de água que caiu no fim de semana era o esperado para o mês inteiro na região.

Em São Sebastião, de acordo com a Defesa Civil, choveu mais 600 milímetros, quando eram esperados 303 mm em fevereiro. A prefeitura decretou estado de calamidade neste domingo.

O Corpo de Bombeiros enviou mais de 100 profissionais para colaborar com as buscas. Os trabalhos devem se estender durante a madrugada desta segunda-feira (20).

Dificuldades nas buscas

A prefeitura de São Sebastião e o governo de São Paulo pediram ao Exército que ajude nas buscas por desaparecidos. As autoridades informaram que o acesso em alguns locais está prejudicado.

Os deslizamentos de terra provocaram interdições nas principais rodovias da região. A Rio-Santos, Mogi-Bertioga e Tamoio estão com as vias travadas neste momento.

Aviões, helicópteros e equipamentos devem ser enviados ao litoral paulista nas próximas horas.

Mortes

Na manhã deste domingo (19), uma criança de 7 anos foi encontrada morte em Ubatuba (SP) após uma pedra de 2 toneladas atingir a casa onde morava. À tarde, a prefeitura de São Sebastião confirmou a morte de uma mulher de 35 anos e um bebê de nove meses.

A prefeitura ainda confirmou o encontro dos corpos na Vila Sahy, região mais atingida pelas chuvas.

O Palácio dos Bandeirantes calcula 228 pessoas desalojadas e 338 desabrigados. As vítimas estão sendo enviadas para um abrigo de cidades próximas.