O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi celebrado na abertura da 7ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) , em Buenos Aires, na Argentina nesta terça-feira (24)
O presidente da Argentina Alberto Ángel Fernández abriu os trabalhos da cúpula pedindo uma salva de palmas ao retorno do Brasil ao grupo de trabalho. A Celac é um grupo composto por 33 países da região latino-americana e caribenha criado oficialmente em 2010.
O governo brasileiro do ex-presidente Jair Bolsonaro formalizou em 2020 a decisão de suspender a participação do país na Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). O organismo internacional é composto por 33 países, mas não conta com a presença dos Estados Unidos.
Fernández discursou sobre os riscos que a democracia tem sofrido por representantes da extrema-direita no pós-pandemia em países latinos.
"Acreditamos na democracia, que está em risco. depois da pandemia vimos representantes da extrema-direita colocando em riscos a constituição dos nossos povos. Vimos isso na bolívia, vimos a pouco a loucura invadir as sedes do governo de Brasília. E vimos aqui na argentina quando algúem tentou matar nossa ex-presidente", disse Alberto Ángel Fernández
Agenda dos encontros dos chefes de estado da Celac
O primeiro compromisso do chefe do Executivo brasileiro será às 10h, na sessão de abertura da VII Cúpula da CELAC (Chefas e Chefes de Estado da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos). O evento será realizado no Hotel Sheraton e, às 13h20, será feita a foto oficial no local.
Por volta das 13h30 o petista participará de um almoço junto ao chefe do Executivo argentino, também no Sheraton. Às 15h ele comparecerá a uma audiência com o Diretor-Geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Qu Dongyu, no Complexo Sheraton-Hotel Park Tower.
Na sequência o presidente brasileiro terá reuniões com o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, com a primeira-ministra de Barbados, Mia Mottley, e com o presidente da República de Cuba, Miguel Díaz-Canel. Os encontros terão início entre 15h30 e 16h30, e também serão realizados no Complexo Sheraton-Hotel Park Tower.
Os últimos dois compromissos de Lula serão a adoção da Declaração de Buenos Aires, às 17h00, e o encerramento da VII Cúpula da CELAC, previsto para 17h15.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.