José Múcio Monteiro, futuro ministro da Defesa , anunciou nesta terça-feira (27) que o general Júlio Cesar de Arruda tomará posse na próxima sexta-feira (30) como comandante do Exército , de forma antecipada. Arruda foi indicado por Múcio e pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e assumirá horas antes do novo governo tomar posse formalmente.
O general substituirá Marco Antônio Freire Gomes. A antecipação é movida por uma preocupação mostrada pela equipe de transição de governo em respeito de um eventual "vazio de poder" durante as primeiras horas do governo Lula .
Outro motivo pela posse antecipada é a inédita tensão nos setores das Forças Armadas durante a transição, visto a maciça participação de militares no governo Bolsonaro e a permanência de grupos nos atos antidemocráticos, como manifestações nas portas de quartéis pedindo por um golpe militar antes da posse do presidente eleito.
Questionado sobre a mudança das demais Forças Armadas, Múcio disse que a troca do comando da Marinha não há previsão, enquanto ma Aeronáutica está marcada para 2 de janeiro.
Em entrevista nesta terça-feira, o futuro ministro da Justiça, Flávio Dino, disse que é esperado que ocorra uma desmobilização dos acampamentos em Brasília diante das instalações militares. Múcio , por sua vez, afirmou que o movimento diante dos quartéis é "pacífico.