Futuro ministro da Defesa antecipa troca de comando do Exército

José Múcio Monteiro confirmou que Júlio Cesar de Arruda assume o cargo na próxima sexta-feira

Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil - 26/06/2019
José Múcio Monteiro assumirá o Ministério da Defesa a partir de 2023, no governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

José Múcio Monteiro, futuro ministro da  Defesa , anunciou nesta terça-feira (27) que o general  Júlio Cesar de Arruda  tomará posse na próxima sexta-feira (30) como comandante do  Exército , de forma antecipada.  Arruda  foi indicado por  Múcio e pelo presidente eleito Luiz Inácio  Lula  da Silva (PT), e assumirá horas antes do novo governo tomar posse formalmente.

O general substituirá Marco Antônio Freire Gomes. A antecipação é movida por uma preocupação mostrada pela equipe de transição de governo em respeito de um eventual "vazio de poder" durante as primeiras horas do governo  Lula

Outro motivo pela posse antecipada é a inédita tensão nos setores das  Forças Armadas durante a transição, visto a maciça participação de militares no governo Bolsonaro e a permanência de grupos nos atos antidemocráticos, como manifestações nas portas de quartéis pedindo por um golpe militar antes da posse do presidente eleito.

Questionado sobre a mudança das demais Forças Armadas,  Múcio disse que a troca do comando da Marinha não há previsão, enquanto ma Aeronáutica está marcada para 2 de janeiro.

Em entrevista nesta terça-feira, o futuro ministro da Justiça, Flávio Dino, disse que é esperado que ocorra uma desmobilização dos acampamentos em Brasília diante das instalações militares.  Múcio , por sua vez, afirmou que o movimento diante dos quartéis é "pacífico.