Petrópolis e Capitólio: relembre os desastres que mais marcaram o ano

Tragédias envolvendo fortes chuvas atingiram diversas partes do Brasil, causando mortes, desaparecidos e desabrigados

Capitólio (MG)

Em janeiro de 2022, o tombamento de um bloco de rocha sobre uma lancha turística no Largo de Furnas deixou dez mortos em Capitólio (MG). Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram o momento que a pedra se solta do paredão e atinge as embarcações que estavam próximas. Após quase dois meses de investigação, a Polícia Civil de Minas Gerais concluiu que não houve interferência humana no incidente, ou seja, nenhum órgão ou indivíduo foi indiciado pelo ocorrido.

Montagem iG / Fotos%3A reprodução Twitter

Chuvas em Petrópolis (RJ)

Fortes chuvas em fevereiro deste ano deixaram 234 mortos e três desaparecidos em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro. Um mês depois, outras sete pessoas morreram após os temporais voltarem a atingir a região. A tragédia, marcada por enchentes, deslizamentos e destruição, é a maior da história da cidade, superando a de 1988, que deixou 171 vítimas.

Fernando Frazão/Agência Brasil

Deslizamentos no Nordeste

Com início no fim de maio, fortes chuvas no Nordeste causaram deslizamentos, deixaram pessoas desalojadas, desabrigadas e mais de 130 mortos. O local mais afetado foi o Jardim Monte Verde, em Pernambuco — estado onde mais de 130 óbitos foram registrados à época. Outros lugares como Alagoas, Sergipe, Paraíba e Rio Grande do Norte também foram atingidos.

Reprodução / CNN Brasil - 02.06.2022

identificação de mais corpos das vítimas de Brumadinho

Ao longo do ano, mais corpos de vítimas da barragem da Vale em Brumadinho, que se rompeu em 25 de janeiro de 2019, foram encontrados. O último identificado foi Olímpio Gomes Pinto, de 56 anos, em junho. A tragédia matou 270 pessoas e, quase quatro anos depois, quatro corpos ainda seguem desaparecidos. Os trabalhos de busca na região continuam.

CORPO DE BOMBEIROS/ DIVULGAÇÃO

Chuvas Bahia, Sergipe, Paraná e Santa Catarina

Entre o final de novembro e início de dezembro, chuvas fortes atingiram estados pelo Brasil, já tendo deixado milhares de pessoas desalojadas e desabrigadas. Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina são os mais afetados. Na Bahia, pontes e trechos de rodovias precisaram ser interditados após serem atingidos pelo período chuvoso.

Reproduçao TV Globo

Deslizamento na BR-376, no Paraná

Após fortes chuvas no estado do Paraná no fim de novembro, um deslizamento atingiu a BR-376, em Guaratuba. Depois de quatro dias de busca, o Corpo de Bombeiros encerrou a operação e constatou que 14 pessoas estiveram envolvidas diretamente no ocorrido. Duas vítimas morreram e seis foram resgatadas com vida. Na ocasião, parte do terreno ao lado da estrada cedeu, arrastando carros, caminhões e fazendo com que parte da via fosse interditada.

Albari Rosa/AEN - 02.12.2022