Lula presta solidariedade às vítimas das chuvas pelo país

Presidente eleito disse que vai retomar verbas para prevenir desastres naturais no novo governo

Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa de reunião com as centrais sindicais
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil - 01.12.2022
Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa de reunião com as centrais sindicais

Nesta sexta-feira (2), o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) , prestou solidariedade às vítimas das fortes chuvas que atingem diversos estados do Brasil . Em publicação nas redes sociais, o petista disse que seu governo, a partir de 2023, vai focar em políticas para prevenir desastres naturais desse tipo.

Deslizamentos, alagamentos e outras ocorrências foram registrados em ao menos seis estados: Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia.

"Minha solidariedade e meus sentimentos para as famílias que estão sofrendo com as fortes chuvas no Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia", escreveu Lula no Twitter .

"Precisamos retomar verbas para prevenção de desastres naturais e defesa civil. E enfrentarmos juntos as catástrofes e a mudanças climáticas", continuou.

"Também gostaria de me solidarizar com os moradores de Tobias Barreto, em Sergipe, e demais cidades do Brasil atingida pelas chuvas. É um cenário triste no país e vamos trabalhar para reforçar políticas de prevenção e atendimento."

As pessoas que fazem parte do grupo do setor de Desenvolvimento Regional na  transição de governos apresentaram, nessa quinta-feira (1º), uma análise sobre os investimentos previstos para a área da defesa civil e prevenção de desastres .

Na sede onde estão ocorrendo os trabalhos desse processo, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Randolfe Rodrigues (Rede), Aloizio Mercadante (PT), Camilo Santana (PT) e Leandro Grass (PV) destacaram a necessidade de aprovação da  PEC da Transição para liberar verba e favorecer os investimentos.

Chuvas

As fortes chuvas que atingem o Brasil desde a última semana já deixaram mais de 11 mil pessoas desalojadas e 2 mil desabrigadas . Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina são os estados mais afetados pelas chuvas .

Até o momento, a Bahia tem cerca de 3.684 desalojados e 342 desabrigados. O Espírito Santo tem 1.596 desalojados e 530 desabrigados . Minas Gerais conta com 3.506 desalojados e 956 desabrigados.

Já o Paraná está com cerca de 1.057 desalojados e 22 desabrigados. Santa Catarina com 1.764 desalojados e 195 desabrigados.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.