O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de risco de chuva superior a 100 mm por dia em São Paulo, Paraná e Santa Catarina, com possibilidade de "grandes alagamentos e transbordamentos de rios, e grandes deslizamentos de encostas". O estado da Bahia já registrou, neste domingo (27), alagamentos por conta das chuvas.
São Paulo, Paraná e Santa Catarina também têm, segundo o Inmet, alertas laranja de risco de chuva intensa e ventos costeiros com variação de 60 a 100 km/h.
As condições climáticas previstas podem causar corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. No caso da chuva intensa, há chance de chuva que pode variar entre 50 e 100 mm/dia.
Santa Catarina
Em Santa Catarina, a chuva registrada desde a noite de sábado (26) provocou deslizamentos de terra, alagamentos e queda de árvores em vários municípios. Segundo a Defesa Civil, o estado está em alerta máximo por causa do mau tempo.
Bahia
Quase três mil pessoas ficaram desalojadas após a forte chuva que atingiu a cidade de Prado, no extremo sul da Bahia, no final de semana. Pelo menos cinco comunidades estão isoladas.
Além das pessoas que ficaram desalojadas, outros moradores perderam móveis, roupas e alimentos. A Prefeitura de Prado iniciou a arrecadação de donativos para apoiar as vítimas das fortes chuvas.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.