PF faz operação contra grupo que fazia tráfico de fósseis

Exemplares de trilobitas, extintos há 252 milhões de anos, foram recuperados

PF faz operação contra grupo que fazia tráfico de fósseis
Foto: Divulgação PF 14/10/22
PF faz operação contra grupo que fazia tráfico de fósseis

Uma operação conjunta entre a Polícia Federal (PF) e a Receita Federal cumpriu quatro mandados de busca e apreensão contra um grupo acusado, entre outras coisas, de fazer tráfico de fósseis. Além disso, constavam na lista também os crimes de evasão de divisas, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

As ações, realizadas nos municípios de Corumbá (MS), Palmas (TO) e Goiânia (GO), resultaram na apreensão de uma quantia em dinheiro e munições.

Os investigadores encontrarem exemplares de trilobitas, extintos há 252 milhões de anos. Segundo PF e Receita, as investigações tiveram início em 2017 a partir da apreensão de R$ 60 mil em espécie em posse de um casal que atravessava a fronteira do Brasil com a Bolívia.

No decorrer das investigações foi constatado que “o grupo criminoso movimentou aproximadamente R$ 150 milhões na região de fronteira Corumbá-Bolívia” apenas desde o início das investigações.

Além do dinheiro (21 mil bolivianos, 39 mil dólares, 38 mil reais e 80 moedas de 1 real colecionáveis), foram recuperados diversos relógios de luxo, documentos, mídias, notebooks e celulares em Corumbá, elém de duas caminhonetes.

Na cidade ainda foi realizada uma prisão em flagrante de um homem por posse de munições e tráfico de fósseis.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.