Imagens de câmeras de segurança registraram uma fumaça saindo da aeronave envolvida em um acidente no Aeroporto de Congonhas , em São Paulo , nesse domingo (9).
O vídeo foi compartilhado nas redes sociais e mostra o avião pousando na pista do aeroporto e um rastro de fumaça seguindo a aeronave. Depois, com o jato particular já parado, é possível ver uma equipe técnica fazendo o atendimento das pessoas que estavam dentro dele.
Assista ao vídeo:
Vídeo mostra fumaça depois de pneu de avião estourar em Congonhas. #PortaliG pic.twitter.com/OAZox0tThp
— Portal iG (@iG) October 10, 2022
Após o ocorrido, a pista principal ficou interditada por quase nove horas, o que gerou diversos cancelamentos, atrasos e filas no aeroporto da capital paulista e em outros locais, como Rio de Janeiro e Goiânia .
Pneu estoura e avião para rente a barranco do fim da pista do Aeroporto de Congonhas; voos estão suspensos pic.twitter.com/0HqPTTm7cU
— Diário da CPTM (@DiariodaCPTM) October 9, 2022
Durante a madrugada desta segunda-feira (10), inclusive, passageiros foram vistos dormindo no chão e bancos dos aeroportos após o transtorno causado pelo avião.
Até a manhã de hoje, ao menos 190 voos haviam sido cancelados . Nesta tarde, de acordo com o site da Infraero , os voos estavam retomando as atividades gradualmente e poucos apareciam com status de 'cancelado'.
Alguns aeroportos, no entanto, como o do Rio, ainda registram filas de passageiros para remarcar os voos que foram cancelados.
O Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), investiga as causas do acidente. O objetivo é prevenir que novas situações como essa ocorram.
O órgão informou que tentará finalizar as investigações o mais rápido possível, mas tudo depende da complexidade de cada ocorrência e da necessidade de descobrir outros fatores que possam ter contribuído para o incidente.
Acidente na pista principal
Após o pneu da aeronave estourar, a pista principal precisou ser interditada por volta das 13h30 de ontem . O jato só foi retirado do local por volta das 22h.
Por pouco, o transporte não caiu no barranco próximo à Avenida Washington Luís. A aeronave derrapou e saiu da pista, mas não chegou a cair. O avião transportava dois tripulantes, três passageiros e apresentava documentação regular.
Segundo a Infraero, não houve feridos.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.