Um homem foi preso em flagrante por furto de cabos elétricos em Vila Kosmos, na região da Leopoldina, Zona Norte do Rio . Segundo a PM, o material era escondido em um carrinho de bebê. Os cabos estavam amarrados e cobertos por um pano. Também foram encontrados um arco de serra, uma faca e um alicate.
A prisão em flagrante e a apreensão do material foram realizadas por policiais do 41º BPM.
Apreensão de meia tonelada de cabos
O furto de cabos tem sido alvo de operações das polícias Civil e Militar no estado do Rio . O material, usado para diversos serviços, tem sido roubado e revendido a estabelecimentos de ferro-velho. Há cerca de duas semanas, em um único endereço na Estrada de Bonsucesso, no bairro de Santa Izabel, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, agentes da 75ª DP (Rio do Ouro) apreenderam mais de meia tonelada de cabos de cobre durante uma operação. O material encontrado pertence à Enel, concessionária do setor de energia elétrica que atua em várias cidades do estado.
Dois homens responsáveis pelo estabelecimento foram presos em flagrante pelos crimes de receptação qualificada e crime ambiental. Mas acabaram soltos na audiência de custódia realizada no dia seguinte à prisão. Contudo, a juíza Ariadne Villela Lopes, da 5ª Vara Criminal, estabeleceu algumas medidas cautelares, como a "suspensão do exercício da atividade econômica de comercialização de cabos" até que seja proferida uma sentença.
Conforme o relatado pelo proprietário do local, o material era revendido por ele depois que o nome da Enel era retirado dos itens. No ferro-velho, foram encontrados tanto cabos já queimados ou descascados quanto ainda íntegros, com a identificação da concessionária visível. Segundo a Enel, os cabos concêntricos apreendidos são de uso exclusivo da empresa.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.