Greve deve durar 24 horas
Reprodução/TV Globo
Greve deve durar 24 horas

greve de ônibus iniciada na madrugada desta terça-feira (14) já afetou pelo menos 1,5 milhão de pessoas na capital paulista. Este é o número de passageiros transportados por 6.500 ônibus que estão parados e operam 713 linhas na cidade. A  paralisação começou na madrugada, quando apenas 45 das 150 linhas funcionaram. Às 4h, trabalhadores fecharam o Terminal Grajaú, na zona sul da cidade.

A greve deve durar 24 horas. O Sindicato pede reajuste salarial de 12,47% a partir de maio; mas as empresas querem pagar apenas a partir de outubro. Quinze empresas de ônibus estão paradas e as demais operam normalmente, segundo informações da SPTrans.

O rodízio de veículos foi suspenso  e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) liberou faixas e corredores de ônibus ao longo de todo o dia. Mesmo assim, o congestionamento passou de 100 quilômetros.

A Prefeitura de São Paulo lamentou a greve e disse esperar que trabalhadores e empresários cheguem logo a um acordo para que a população não continue a ser prejudicada. No último dia 31, a SPTrans obteve liminar na Justiça do Trabalho, obrigando a circulação de 80% da frota nos horários de pico e 60% nos demais horários. Nesta terça, solicitou a aplicação da multa ao Sindicato dos trabalhadores, de R$ 50 mil por dia. Informou ainda que vai autuar as empresas pela suspensão das viagens.

O julgamento do dissídio da categoria está marcado para quarta-feira às 15h e a Prefeitura quer que seja antecipado, na tentativa de que a solução chegue antes.

Linhas de ônibus foram estendidas para levar passageiros até estações do metrô e de trem, que operam lotados.

Veja as empresas afetadas:

- Santa Brígida (Zona Norte);
- Gato Preto (Zona Norte);
- Sambaíba (Zona Norte);
- Express (Zona Leste);
- Viação Metrópole (Zona Leste);

- Ambiental (Zona Leste);
- Via Sudeste (Zona Sudeste);
- Campo Belo (Zona Sul);
- Viação Grajaú (Zona Sul);
- Gatusa (Zona Sul);
- KBPX (Zona Sul);
- MobiBrasil (Zona Sul);
- Viação Metrópole (Zona Sul);
- Transppass (Zona Oeste);
- Gato Preto (Zona Oeste).

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!