Destaques da semana: dupla desaparecida e 1º caso de varíola dos macacos no Brasil

O aumento de casos da Covid-19 e o ex-juiz Sergio Moro inelegível em São Paulo também foram algumas das notícias importantes da semana. Saiba mais →

Sumiço do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips

O indigenista Bruno Araújo Pereira, da Fundação Nacional do Índio (Funai), e o jornalista inglês Dom Phillips, colaborador do jornal The Guardian, desapareceram no Vale do Javari, na Amazônia, desde o último domingo (05/06). Militares do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, do Exército e da Marinha e agentes da Defesa Civil estão atuando na busca.

Reprodução - 06/06/2022

STF mantém decisão do TSE que cassou deputado bolsonarista do PL

Valdevan Noventa (PL-SE) teve mandato devolvido após decisão liminar do ministro Nunes Marques. Contudo, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) manteve a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Marques diz ter revogado a decisão do TSE por entender que o órgão inovou em relação às regras de 2018 ao determinar a perda do mandato por abuso de poder econômico e compra de votos.

Divulgação - 10.06.2022

Aumento de casos de Covid-19

O Brasil voltou a registrar um aumento nos números de Covid-19 nas últimas semanas. Entre os dias 22 e 28 de maio, o país teve a pior semana epidemiológica de casos da doença desde março deste ano. A Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) realizou um levantamento que aponta que os casos de Covid-19 na rede particular brasileira aumentaram 780% no intervalo entre as semanas de 24 a 30 de abril e 29 de maio a 4 de junho.

Pixabay

Sergio Moro tornou-se inelegível em SP

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) rejeitou a transferência do domicílio eleitoral do ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) para São Paulo. Com isso, Moro não poderá ser candidato ao Senado Federal, ou qualquer outro cargo nas eleições deste ano pelo estado, como pretendia. Após a decisão, o ex-juiz afirmou que não desistirá do Brasil.

Reprodução/Redes sociais - 17/05/2022

Primeiro caso da varíola dos macacos é confirmado em São Paulo

O primeiro no Brasil. Um homem de 41 anos que esteve recentemente na Espanha e em Portugal está infectado com o vírus Monkeypox, a varíola dos macacos. O paciente está bem e é tratado no hospital Emílio Ribas, na capital paulista, onde está em um quarto de isolamento.

Foto%3A Centro de Controle de Doenças/Divulgação - 20/05/2022

Cúpula das Américas

A IX Cúpula das Américas, que aconteceu em Los Angeles, nos Estados Unidos foi marcado por ausências. A delegação brasileira participou de todos os debates e o Brasil deve assinar todos os acordos em matéria de democracia, direitos humanos, migração, futuro verde e novas tecnologias, entre outros.

Reprodução/Itamaraty Brasil - 10.06.2022

Encontro de Biden e Bolsonaro na Cúpula das Américas

Após uma reunião bilateral de 35 minutos, Bolsonaro fez ao lado de Biden declarações abertas à imprensa, em que afirmou querer eleições "limpas, confiáveis e auditáveis" em outubro e declarou que seu governo preserva a Amazônia. Além disso, o presidente brasileiro disse que o encontro com o presidente dos EUA foi "excepcional, muito melhor do que eu esperava".

Reprodução/Itamaraty Brasil - 10.06.2022

STJ desobriga planos de saúde de cobrir procedimentos fora da lista da ANS

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que as operadoras dos planos de saúde não precisam cobrir procedimentos que não estejam na lista da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A decisão contempla a cobertura de exames, terapias, cirurgias e fornecimento de medicamentos, entre outros.

Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Mais de 33 milhões de pessoas passam fome no Brasil

O 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, lançado nesta semana, aponta que 33,1 milhões de brasileiros estão passando fome. A pesquisa também revela que 58,7% dos brasileiros convive hoje com algum grau de insegurança alimentar. A situação leva o país para o mesmo patamar da década de 1990, um retrocesso de 30 anos.

Divulgação/MTST

Brasileiro é morto na guerra entre a Rússia e a Ucrânia

O combatente André Luís Hack Bahi, de 44 anos foi morto em confronto na guerra da Ucrânia. O Itamaraty informou que o brasileiro morreu “em decorrência do conflito” em território ucraniano. O governo ainda afirmou que mantém contato com os familiares para prestar “toda assistência cabível, em conformidade com os tratados internacionais vigentes e com a legislação local”.

Reprodução/Instagram