Chuvas em Pernambuco: planejamento urbano pode explicar tragédia

Relatório do Painel das Mudanças Climáticas da ONU apontou que Recife é a 16ª cidade do mundo mais ameaçada pelo avanço do nível do mar

Sobe número de mortos e desaparecidos em Pernambuco
Foto: Reprodução/Instagram Recife Ordinário
Sobe número de mortos e desaparecidos em Pernambuco

A recorrência de tragédias ocasionadas por fortes chuvas, como as que já atingiram  Pernambuco, Minas Gerais, Bahia e Petrópolis, na Região Serrana do Rio, neste ano, acendem o alerta de especialista para a necessidade de políticas de planejamento urbano. Pernambuco já contabiliza 84 mortes, confirmadas pelo governador do estado, em função das fortes chuvas que caem desde a semana passada. Falta de planejamento urbano, ausência de fiscalização e demora nas respostas quando a crise está instalada são pontos do roteiro brasileiro listados por estudiosos de gerenciamento de risco.

O professor Gustavo Cunha Mello, especialista em gerenciamento de riscos, ressalta que qualquer política de combate a desastres dessa natureza precisa levar em conta a ocupação urbana.

"A geografia brasileira é recortada por montanhas e rios. A solução passa por políticas habitacionais que removam pessoas de áreas de risco e construam moradias de forma adequada. Basta olhar a situação das áreas mais afetadas do Recife para constatarmos a recorrência deste problema. Como paliativo, precisamos de planos integrados de emergência e evacuação de áreas de risco quando há alertas meteorológicos. É preciso descentralizar os sistemas das defesas civis e instalar sistemas protecionais. Além dos problemas estruturais e das questões meteorológicas, voltamos a ouvir relatos de demora para socorro das vítimas", analisa.

Para a pesquisadora Margarete Amorim, especialista em climatologia urbana, há diversos horizontes de trabalho, de curto a longo prazo. Todos, porém, incluem investimentos em tecnologia e construções de novas moradias.

"Recife é uma zona suscetível a chuvas fortes. A questão principal é a ocupação da terra, o uso adequado do solo. Não há qualquer trabalho para impedir mais mortes, em Recife ou em qualquer local do Brasil, que não passe pela remoção de pessoas dessas áreas. A longo prazo, são necessárias políticas públicas de habitação. O fenômeno não é o culpado, mas, sim, o poder público inoperante. A meteorologia consegue prever esses episódios com certa antecedência. Por isso, são necessários investimentos em tecnologia, sirenes e abrigos".

No aspecto geral, os efeitos das mudanças no clima são sentidos com cada vez mais intensidade. Um relatório do Painel Intergovernamental das Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU apontou que Recife é a 16ª cidade do mundo mais ameaçada pela emergência climática e pelo avanço do nível do mar.

Pernambuco sob alerta

Este domingo foi dedicado às tentativas de resgate, e milhares de moradores permaneciam ilhados, já que os alagamentos não cessaram em diversos pontos -, no fim da noite, ainda chovia fraco, e a previsão é de mais pancadas hoje. O impacto fez 14 municípios decretarem situação de emergência. De acordo com o governo estadual, há 56 desaparecidos e 3.597 desabrigado

"Moro mais em cima e fui à casa dos meus avós tentar salvá-los. Todo mundo morreu, e eu fiquei", contou ao G1 o auxiliar de pedreiro Thiago Estêvão, que chegou a ficar soterrado após um deslizamento em Jardim Monte Verde, comunidade no limite entre Recife e Jaboatão dos Guararapes.

No mesmo local, Luiz Estevão Aguiar, morador de Camaragibe, perdeu 11 parentes.

"Faleceram minha irmã, meu cunhado... Foram 11 da família", disse à TV Globo.

Maio é um mês historicamente chuvoso por conta dos Distúrbios Ondulatórios de Leste (DOL), áreas de instabilidade que se desenvolvem sobre o oceano e avançam para o leste do Nordeste espalhando nuvens carregadas sobre a região.

Este ano, no entanto, a temperatura superficial da água do mar no Atlântico, na costa do Nordeste, está ajudando a formar estas áreas de instabilidade. “A água do mar em toda a costa nordestina está até 1°C mais quente do que o normal nos últimos 30 dias”, diz o Climatempo. Como resultado, vários pontos do Recife já tiveram quase 500mm de volume de chuva no mês, um valor 57% maior do que a média histórica, de 317mm, segundo o instituto.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.