PSDB: veja a cronologia até a desistência da candidatura de Doria

Partido anunciou nesta segunda feira (23), a abertura de um diálogo com o MDB, Cidadania e outros partidos, para escolha do candidato da terceira via à Presidência da República

21 de novembro de 2021 - Prévias do PSDB definem candidato à Presidência

João Doria, Eduardo Leite e Arthur Virgílio disputavam o pleito para representarem o partido nas eleições de 2022. Os ex-governadores de São Paulo e Rio Grande do Sul, João Doria e Eduardo Leite, eram os favoritos na disputa. O ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio corria por fora sem chances reais de vitória.

O Antagonista

27 de novembro de 2021 - Doria vence prévias do PSDB

Doria é escolhido como pré-candidato do PSDB à Presidência da República ao derrotar, em eleição interna, o ex-governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto. Na ocasião, após um processo tumultuado, o ex-governador de São Paulo recebeu 53,99% dos votos, enquanto Leite obteve 44,66% e Virgílio, 1,35%.

Maria Isabel Oliveira/Agência O Globo - 06.05.2022

28 de março de 2022 - Eduardo Leite renuncia ao governo do RS

Leite renuncia ao cargo de governador no Rio Grande do Sul. O ex-governador recebe um convite para se filiar ao PSD e concorrer à Presidência da República de 2022 pelo partido, mas fica no PSDB e diz que "Doria é o candidato".

Reprodução - 28.03.2022

6 de abril de 2022 - Terceira via promete candidato único para presidente em maio

Diante da polarização apontada pelas pesquisas eleitorais entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), os partidos União Brasil, MDB, PSDB e Cidadania, que formam o chamado “centro democrático”, prometem anunciar pré-candidatura única da terceira via à Presidência da República no dia 18 de maio.

reprodução/montagem iG - 18.05.2022

14 de maio de 2022 - Doria cogita responsabilizar o PSDB na Justiça caso não seja candidato

O PSDB é notificado extrajudicialmente pelos advogados do ex-governador de São Paulo, João Doria, para que o resultado das prévias tucanas de novembro de 2021 fossem respeitadas. Em carta enviada ao presidente nacional do partido, Bruno Araújo, em 14 de maio, Dória disse que não abriria mão do protagonismo na disputa eleitoral.

Valter Campanato/Agência Brasil - 23.04.2019

18 de maio de 2022 - Data em que os partidos anunciam nomes da chapa

Os presidentes de MDB, PSDB e Cidadania encaminham anúncio de apoio a senadora Simone Tebet (MDB-MS) para ser escolhida a candidata única dos três partidos. A decisão ocorreu após alta rejeição do ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB) em pesquisas.

%40ConjunturaOnline/Twitter - 18.05.2022

23 de maio de 2022 - Doria anuncia desistência da pré-candidatura

O pré-candidato à presidência, João Doria (PSDB), desistiu de sua candidatura por conta da falta de apoio político do partido. Em pronunciamento, na tarde desta segunda-feira (23), Doria afirmou que vai se retirar da disputa por acreditar que a cúpula do partido vai escolher um outro nome com mais aderência interna.

Reprodução/Redes Sociais - 23.05.2022