SP: obra que ligará Pirituba à Lapa está parada há dois anos

Demanda dos moradores da região há mais de quarenta anos, construção, que já consumiu 32,4 milhões de reais, foi interrompida por decisão judicial

Projeto de complexo viário que ligará Pirituba à Lapa
Foto: Reprodução
Projeto de complexo viário que ligará Pirituba à Lapa

Iniciadas em maio de 2019, as obras do complexo viário Pirituba Lapa, que irá interligar os dois lados da Avenida Raimundo Pereira de Magalhães através de uma ponte sobre o Rio Tietê, foram suspensas em 9 de abril de 2020 por decisão judicial.

A suspensão ocorreu por liminar judicial obtida pelo Ministério Público que tem por objeto a anulação da licença ambiental LAI – nº 03/SVMA/2019 e a Ordem de Serviço nº 08.

Desde então, os canteiros de obra seguem vazios na Marginal, ao lado do Shopping Tietê Plaza, causando prejuízo aos cofres públicos da ordem de R$ 2,1 milhões com serviços de manutenção e segurança nos canteiros desativados durante o período de paralisação.

As obras estavam 14% concluídas quando foram interrompidas e R$ 32,4 milhões de reais foram consumidos pelo contrato de obras até o momento, dos R$ 209,5 milhões previstos.

O empreendimento é uma reivindicação de mais de 40 anos dos moradores de Pirituba e beneficiará 115 mil pessoas que utilizarão o acesso diariamente. Tendo em vista o crescente adensamento da região, o empreendimento trará melhorias para a mobilidade urbana da Zona Oeste da cidade, já que a Ponte do Piqueri, a principal opção, vive congestionada.

Estudos de Tráfego mostram que, com o remanejamento de linhas de ônibus da região para o novo viário, os usuários do transporte público terão suas viagens encurtadas em até 36 minutos por dia entre os terminais Pirituba e Lapa. Já os usuários do transporte individual ganharão cerca de 15 minutos diários.

Importante do ponto de vista econômico e financeiro para a região, a implantação do empreendimento vai desafogar o trânsito nas pontes da Anhanguera e do Piqueri, assim como nas conexões com a Marginal Tietê, proporcionando novas alternativas nos deslocamentos diários. Tais mudanças refletirão num menor tempo de viagens, maior fluidez na circulação do transporte público, de pedestres, de ciclistas e de veículos, gerando mais mobilidade e melhoria na qualidade de vida da população.

O projeto prevê a implantação de uma ponte sobre o rio Tietê e seus acessos, totalizando 900 metros de extensão para a interligação entre os dois bairros. A ponte terá início na Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, na altura do condomínio Projeto Bandeirante, e seguirá pela Vila Anastácio até a Rua Campos Vergueiro.

Ela contará com mão dupla, ciclovia e faixa exclusiva para ônibus.
Além da construção da ponte, o projeto completo prevê a implantação de três quilômetros de ligação viária.

O trecho da Avenida Raimundo Pereira de Magalhães que percorre a Vila Anastácio, atual gargalo de saída do bairro da Lapa para a Marginal Tietê, será alargado e receberá melhorias em toda sua extensão: três faixas de circulação em ambos os sentidos, sendo uma faixa exclusiva para ônibus e canteiro central com ciclovia, além de obras de 900 metros de galerias de drenagem complementares para garantir a captação adequada das águas pluviais.

Também estão previstas a construção de um binário de acesso ao Terminal Lapa e de uma nova passagem inferior sob a linha férrea da CPTM, com faixas para veículos, ônibus, passeio para pedestres e ciclovia.

Em juízo, a Prefeitura está propondo a retomada das obras com novo cronograma de execução em que todas as intervenções previstas no contrato ocorram simultaneamente, a fim de dar funcionalidade ao empreendimento em um prazo menor.

Quem sai prejudicado pela paralisação das obras não é somente o Poder Executivo Municipal, que dedicou anos de planejamento para que elas saíssem do papel. Perdem a cidade, que acaba onerada, e os moradores da região, que não podem usufruir dos inúmeros benefícios que o empreendimento traria para a população.

Foto: Divulgação
Valores dispendidos com serviços de manutenção e segurança

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