Lula diz que aborto é direito de 'todo mundo'; evangélicos criticam

Ex-presidente defende tema como 'questão de saúde pública'. Marco Feliciano e Damares Alves criticaram petista

Lula vira alvo de evangélicos, após dizer que aborto é um direto de todos
Foto: Brenno Carvalho/Agência O Globo - 06.04.2022
Lula vira alvo de evangélicos, após dizer que aborto é um direto de todos

ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu nesta terça-feira que toda mulher deveria ter direito ao aborto no Brasil, por ser "uma questão de saúde pública". A afirmação, dada durante um debate realizado em São Paulo, gerou reação de evangélicos e bolsonaristas.

Para o pré-candidato à Presidência, quem mais sofre com a proibição do aborto no país são as mulheres pobres, sem acesso a métodos seguros. "Aqui no Brasil, as mulheres pobres morrem tentando fazer aborto, porque é proibido", disse Lula, afirmando que a mulher com dinheiro pode fazer o procedimento no exterior.

O deputado federal Marco Feliciano reagiu a fala do petista com críticas. "Acredito que pela primeira vez vi o Lula de quem sempre falei! Lula para maiores", disse o parlamentar.

A ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves (Republicanos), afirmou em postagem no Instagram que "a pauta do ex-presidente sempre foi a cultura da morte". Damares aproveitou para contrapor a fala de Lula a Jair Bolsonaro (PL), adversário do petista na campanha ao Planalto. "Nas próximas eleições nossas escolhas serão: vida protegida desde a concepção x morte de crianças inocentes".

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.