Brasil é o terceiro pior país para saúde terminal
Reprodução
Brasil é o terceiro pior país para saúde terminal

Uma pesquisa comparativa realizada entre 81 países apontou que o Brasil é o terceiro pior para morrer, ficando na frente apenas do Paraguai e do Líbano. Com uma média final de 38,7 pontos, a saúde terminal dos brasileiros recebeu nota ‘F’ — a pior possível — ficando atrás do Haiti, considerado o país mais pobre da América.

Em contrapartida, o Reino Unido foi considerado o melhor país para se ter os momentos finais da vida, seguido pela Irlanda, Taiwan e Austrália. O estudo foi divulgado em dezembro do ano passado pelo periódico acadêmico Journal of Pain and Symptom Management e contou com análises de 181 pesquisadores.

No geral, foram obtidos resultados quantitativos e qualitativos dos países, que incluía levantamentos sobre expectativa de vida média, gastos com saúde, a existência de campanhas nacionais de sensibilização da população com foco nos cuidados em fim de vida, e se os países tinham programas governamentais de acesso à saúde.

Outros aspectos observados foram se os locais onde os profissionais de saúde trataram o paciente estavam limpos, seguros e confortáveis; se os hospitais controlavam a dor dos doentes e os auxiliavam psicologicamente; além de averiguar se os especialistas encorajaram o contato do paciente com amigos e família. Ao final do estudo foi feita uma média ponderada para calcular a qualidade de morte dos países, que variou de A a F.

O estudo constatou que quase metade dos países recebeu uma nota D ou F na qualidade de morte, destacando a falta de comprometimento dos governos em investimentos no sistema de saúde. Os resultados apontaram ainda as grandes disparidades nas avaliações entre países de renda baixa e alta. Os considerados mais ricos foram os que tiveram o melhor desempenho, segundo a análise.

Quer receber as notícias de Último Segundo no seu celular? Entre agora em nosso do Telegram e fique por dentro do que acontece no Brasil e no mundo:  https://t.me/iGUltimoSegundo .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!