Sérgio Camargo vê preconceito contra brancos em campanha antirracista

'Racismo não tem cor', diz comunicado da entidade, que causou reação de internautas, que condenaram discurso de 'racismo reverso'

Sérgio Camargo
Foto: Reprodução/redes sociais
Sérgio Camargo

A Fundação Palmares, presidida por Sérgio Camargo, voltou a causar polêmica nas redes socias. Dessa vez, Camargo definiu como alvo de suas críticas a rede de academias Bodytech, por conta de uma campanha contra o racismo realizada em novembro do ano passado, no Dia da Consciência Negra.

No post, a empresa abordava a questão do racismo estrutural e afirmava que "todos os brancos são racistas". A peça, meses depois, gerou reação por parte de bolsonaristas, até que foi apagada. Nesta terça-feira (8), a entidade federal emitiu uma nota de repúdio, onde considera que houve preconceito contra pessoas brancas.

"A Fundação Cultural Palmares repudia e lamenta profundamente a campanha racista que está circulando nas redes sociais, a qual visa dividir os brasileiros e fomentar o ódio racial. Racismo é racismo, não importa a cor de quem está incentivando essa prática abominável", diz o comunicado da Fundação, que foi compartilhado pelo senador Flávio Bolsonaro (PL) e pelo próprio presidente do órgão.

O texto causou reação por parte de vários internautas que ironizaram a nota de repúdio como "racismo reverso", conceito que é condenado por estudiosos e militantes da causa preta.

Sérgio Camargo foi além. Em suas redes sociais, afirmou que "o povo preto não existe", assim como o racismo estrutural, e atribuiu a luta antirracista a militantes políticos de esquerda.

"Não existe esse tal de "povo preto" de que tanto falam os afromimizentos. Só existe o povo brasileiro. Experimentem falar de "povo branco" e vejam o que acontece", escreveu. "A África é um continente de países miseráveis, onde a maioria da população vive abaixo da linha da pobreza. A culpa é do "racismo estrutural" ou deles mesmos?".

A rede de academias Bodytech, que apagou a publicação, também reagiu às críticas feitas por Sérgio Camargo. A empresa afirmou que o post foi usado "fora de contexto" e que traz uma interpretação equivocada da mensagem de que a luta antirracista é de todos e lamentou que isso tenha acontecido, sobretudo tanto tempo depois da publicação.

"A imagem é parte de uma sequência de um mesmo post que, isoladamente e fora do contexto, traz uma interpretação equivocada de uma mensagem muito clara: 'A luta antirracista é de todo mundo'. O post em questão sintetizava uma ação no mês da consciência negra", diz o comunicado.

"É lamentável que, após 2 meses do post original, tenha sido criada uma interpretação errada sobre os valores da empresa, distorcendo a mensagem. E tenha colocado em dúvida o posicionamento correto da companhia, seus acionistas, administradores e funcionários. A Bodytech é contra qualquer tipo de discriminação e, nos últimos anos, tem atuado na capacitação e conscientização quanto a importância da diversidade, equidade e inclusão".